Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
+7
Fearless
Admin
Mauro Rogerio
Paulo Marcos
Irmão
simao
Cidoka
11 participantes
Página 14 de 29
Página 14 de 29 • 1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 21 ... 29
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu: Yes I know
Irmão é que esse assunto é debate desde sempre e não fecha!
Por mais que eu cite versículos que afirmem a existência do livre arbítrio, eles vão postar versículos que afirmam a existência da eleição e predestinação.
Embora eu também sempre diga que isso nem passa pelos versículos mas sim pelo caráter de Deus e pela mensagem global das Escrituras!
Mas...são duas correntes teológicas que divergem, mas têm uma coisa em comum, A SALVAÇÃO SÓ SE DÁ EM CRISTO JESUS, o resto é debate e não leva a nada que impeça a salvação ou que leve a ela, exemplo:
Cessacionismo x continuísmo
criacionismo x evolucionismo
pré milenarismo x milenarismo ...
O que importa?
Se vc crê que Jesus é seu único e suficiente salvador, que Ele morreu e que ressuscitou ao terceiro dia e que também nos ressuscitará no último dia VC ESTÁ SALVO,é o que basta!
O resto é prá gente ir conversando nos fóruns e vendo o que os outros pensam ...
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Mateus 7:21
Irmão- Mensagens : 4412
É interessante que na época em que isto foi escrito já existia milhares de povos na América, Malásia, África, Oceania, e civilizações que posteriormente surgiram completamente desconhecidas pelo mundo cristão, "mundos" que se extinguiram bem antes de qualquer mensagem universalista de salvação chegasse até eles! O "Livre-arbítrio" deles parece que não lhes foi muito "útil", já que não puderam escolher o salvador dos arminianos! Acho que tanto o calvinismo como o arminianismo estão equivocados, suas questões cismáticas deveriam ser reavaliadas, ambas bandeiras doutrinárias não nasceram da bíblia, mas são interpretações filosóficas da bíblias, interpretações com base em polêmicas e discussões que já existiam no mundo helênico antes do cristianismo. Herança Patrista.Cidoka escreveu::46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:Irmão escreveu:ou seria este?
e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.I JOÃO 2.2
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s: :46s:
:46s: :46s: :46s:
:46s: :46s:
:46s:
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Vivian escreveu:o que eu acho engraçado é que minha mente é matemática, a do PM tb, eu leio determinado texto, ele tb, eu raciocino por determinado caminho, ele tb, nós concluímos a mesma coisa, só que minha conclusão se chama livre arbítrio e a dele se chama predestinação, kkkkkkkkk
Boa !!!
Cidoka- Mensagens : 15717
Irmão escreveu:Cidoka escreveu: Yes I know
Por mais que eu cite versículos que afirmem a existência do livre arbítrio, eles vão postar versículos que afirmam a existência da eleição e predestinação.
Embora eu também sempre diga que isso nem passa pelos versículos mas sim pelo caráter de Deus e pela mensagem global das Escrituras!
Mas...são duas correntes teológicas que divergem, mas têm uma coisa em comum, A SALVAÇÃO SÓ SE DÁ EM CRISTO JESUS, o resto é debate e não leva a nada que impeça a salvação ou que leve a ela, exemplo:
O que importa?
Se vc crê que Jesus é seu único e suficiente salvador, que Ele morreu e que ressuscitou ao terceiro dia e que também nos ressuscitará no último dia VC ESTÁ SALVO,é o que basta!
O resto é prá gente ir conversando nos fóruns e vendo o que os outros pensam ...
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Sem fé (em Jesus) é impossível agradar a Deus!
Só faz a vontade de Deus quem crê nEle.
Mas esse versículo (Mt 7:21), dentro desse assunto (predestinação x livre arbítrio) pode ser analisado por outro aspecto Irmão : Sem a "santificação" ninguém verá a Deus!
Deu prá seguir meu raciocínio?
ElderNatalRN escreveu:É interessante que na época em que isto foi escrito já existia milhares de povos na América, Malásia, África, Oceania, e civilizações que posteriormente surgiram completamente desconhecidas pelo mundo cristão, "mundos" que se extinguiram bem antes de qualquer mensagem universalista de salvação chegasse até eles! O "Livre-arbítrio" deles parece que não lhes foi muito "útil", já que não puderam escolher o salvador dos arminianos! Acho que tanto o calvinismo como o arminianismo estão equivocados, suas questões cismáticas deveriam ser reavaliadas, ambas bandeiras doutrinárias não nasceram da bíblia, mas são interpretações filosóficas da bíblias, interpretações com base em polêmicas e discussões que já existiam no mundo helênico antes do cristianismo. Herança Patrista.Cidoka escreveu::46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:Irmão escreveu:ou seria este?
e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.I JOÃO 2.2
Helder, Deus não leva em consideração o tempo da ignorância , então não se preocupe com aqueles que não receberam a mensagem de salvação, mas sim com aqueles que receberam e não deram crédito!
Cidoka, como você crê que será o julgamento no Dia do Juízo Final, dos que viveram no "tempo da ignorância"?Cidoka escreveu:ElderNatalRN escreveu:É interessante que na época em que isto foi escrito já existia milhares de povos na América, Malásia, África, Oceania, e civilizações que posteriormente surgiram completamente desconhecidas pelo mundo cristão, "mundos" que se extinguiram bem antes de qualquer mensagem universalista de salvação chegasse até eles! O "Livre-arbítrio" deles parece que não lhes foi muito "útil", já que não puderam escolher o salvador dos arminianos! Acho que tanto o calvinismo como o arminianismo estão equivocados, suas questões cismáticas deveriam ser reavaliadas, ambas bandeiras doutrinárias não nasceram da bíblia, mas são interpretações filosóficas da bíblias, interpretações com base em polêmicas e discussões que já existiam no mundo helênico antes do cristianismo. Herança Patrista.Cidoka escreveu::46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s: :46s:Irmão escreveu:ou seria este?
Helder, Deus não leva em consideração o tempo da ignorância , então não se preocupe com aqueles que não receberam a mensagem de salvação, mas sim com aqueles que receberam e não deram crédito!
Paulo Marcos- Mensagens : 4100
Quem nunca ouviu o evangelho pode ser salvo?
Esta é uma pergunta recorrente, e geralmente vem na forma de questões como "E o índio que nunca ouviu falar de Jesus?", ou "O que aconteceu com quem nasceu antes de Jesus?". A melhor maneira de lidar com esta questão é afirmar certas verdades nas quais as Escrituras são bem francas. A Bíblia é muito clara quando diz que ninguém pode ir ao Pai senão através de Jesus Cristo.
Jesus disse: "Ninguém vem ao pai senão por mim" (João 14:6). A única base para o perdão do pecado e vida eterna é o caminho feito por Jesus. Muitas pessoas pensam que isto implica na condenação automática daqueles que nunca ouviram falar de Jesus, contudo nós não sabemos se este é o caso.
Embora as Escrituras não ensinem explicitamente que aquele que nunca ouviu de Jesus pode ser salvo, nós acreditamos que ela infere isto. Cremos que toda pessoa terá uma oportunidade para se arrepender, e que Deus não irá excluir ninguém por ter nascido num lugar errado e numa época errada.
Jesus disse: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo'' (João 7:17).
A Bíblia também revela que ninguém tem qualquer desculpa: "Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis" (Romanos 1:19,20).
É uma realidade que toda a humanidade pode dizer que existe um criador porque a sua criação testifica por ele. Este testemunho é universal. Embora as pessoas tenham informações suficientes de que Deus existe, elas se tornam voluntariamente ignorantes sobre as coisas de Deus porque seus corações são maus.
A Bíblia ensina que o incrédulo "detém a verdade pela injustiça" (Romanos1:18). Além do mais, as Escrituras dizem que o homem não está buscando Deus, mas fugindo dEle. "Não há quem busque a Deus" (Romanos 3 : 11). Portanto não é um caso de Deus rejeitar levar Sua Palavra a alguém que esteja procurando desesperadamente pela verdade.
Nós também sabemos que é da vontade de Deus "que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). Isto mostra que Deus também cuida daquelas pessoas que não ouviram o evangelho. Ele demonstrou isto enviando seu Filho para morrer em nosso lugar. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8; ARA).
A Bíblia ensina que Deus julgará o mundo justamente. "Porquanto estabeleceu um dia em há de julgar o mundo com justiça" (Atos 17:31). Isto significa que, quando todos os fatos estiverem postos, o nome de Deus será justificado e ninguém estará capacitado de acusá-lo de infidelidade.
Mesmo assim nós não sabemos como Ele, especificamente, irá lidar com essas pessoas; sabemos que seu julgamento será honesto. Somente este fato poderia satisfazer qualquer um que quer saber como Deus irá lidar com pessoas que nunca tenham ouvido falar de Jesus Cristo.
É importante entender que a Palavra de Deus fala a respeito do homem na sua responsabilidade para com Deus, portanto ela sempre trata do ser humano supondo que ele já tenha um contato com a própria Palavra.
Vou dar um exemplo. Um espelho sempre trata da pessoa que está olhando para ele e não das outras pessoas. Se eu quero saber o que o espelho diz de meu vizinho, dou o espelho a ele e então ele se enxergará lá, mas eu não sei nada sobre meu vizinho, porque o espelho só reflete quem entra em contato com ele.
Assim é a Bíblia, portanto ela não fala muita coisa daqueles que não estão em contato direto com esse conhecimento. A partir do momento em que o índio entra em contato com o evangelho ele é responsável, portanto já não pode alegar que ignora as verdades contidas ali e precisa tomar uma decisão. Mas eu não vejo o índio na Bíblia, porque ela está falando a meu respeito e comigo.
A única passagem que pode dar alguma luz sobre o assunto é esta:
Rom 2:12-16 "Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho".
De duas coisas nós podemos ter certeza: Uma, Deus é justo e não vai tratar ninguém injustamente. Outra, ninguém será salvo a não ser pela obra de Cristo na cruz, ainda que não saiba disso. Um bebê que nasce e morre está salvo porque Jesus morreu e derramou seu sangue para pagar pelo pecado desse bebê, ainda que ele nem saiba disso. Talvez aí possamos encaixar o que diz Paulo:
"Quando os gentios, que não tem lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho".
Acredito que quando alguém percebe que está aquém daquilo que Deus poderia esperar dele (porque todos os povos, de uma forma ou de outra possuem um padrão que costuma ser superior à capacidade do homem alcançá-lo, que é o assunto do capítulo 1 de Romanos), então essa pessoa apela para a misericórdia divina, reconhecendo-se pecador e incapaz. É apenas a esse que Deus salva, pois um coração contrito e humilhado Ele não despreza.
Agora, independente do grau de conhecimento que essa pessoa tem, se ela for salva será pelo sangue de Cristo derramado na cruz, e isso vale tanto para os que viveram antes como depois de Cristo. O valor do sacrifício de Cristo é eterno, portanto não está limitado ao tempo.
Os bebês e crianças que morrem antes da idade da responsabilidade moral irão para o céu. Isso baseia-se nos seguintes versículos:
(1) Em 2 Samuel 12:23, quando aquela criança, filha de Davi, morreu, ele disse: "Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim". Isso implica que o bebê estava com o Senhor.
(2) No Salmo 139, Davi fala até mesmo de um bebê ainda não nascido como estando escrito no livro de Deus no céu (v,16).
(3) Isaías faz distinção entre aqueles que ainda não têm idade suficiente para "desprezar o mal e escolher o bem" (7:15), o que implica que eles não são moralmente responsáveis.
(4) Paulo fala que o sacrifício de Cristo torna a todos justos (Rm 5:19), o que abrangeria até mesmo as criancinhas que tenham nascido em pecado (Sl 51:5).
Medita um pouco nesse texto, acho razoável !
Fonte: http://www.respondi.com.br/2009/03/quem-nunca-ouviu-o-evangelho-pode-ser.html
Mas não se esqueça que do juízo de Deus ninguém sairá vencedor.
Vc será julgado?
Eu creio que eu não:
"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24).
Esta é uma pergunta recorrente, e geralmente vem na forma de questões como "E o índio que nunca ouviu falar de Jesus?", ou "O que aconteceu com quem nasceu antes de Jesus?". A melhor maneira de lidar com esta questão é afirmar certas verdades nas quais as Escrituras são bem francas. A Bíblia é muito clara quando diz que ninguém pode ir ao Pai senão através de Jesus Cristo.
Jesus disse: "Ninguém vem ao pai senão por mim" (João 14:6). A única base para o perdão do pecado e vida eterna é o caminho feito por Jesus. Muitas pessoas pensam que isto implica na condenação automática daqueles que nunca ouviram falar de Jesus, contudo nós não sabemos se este é o caso.
Embora as Escrituras não ensinem explicitamente que aquele que nunca ouviu de Jesus pode ser salvo, nós acreditamos que ela infere isto. Cremos que toda pessoa terá uma oportunidade para se arrepender, e que Deus não irá excluir ninguém por ter nascido num lugar errado e numa época errada.
Jesus disse: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo'' (João 7:17).
A Bíblia também revela que ninguém tem qualquer desculpa: "Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis" (Romanos 1:19,20).
É uma realidade que toda a humanidade pode dizer que existe um criador porque a sua criação testifica por ele. Este testemunho é universal. Embora as pessoas tenham informações suficientes de que Deus existe, elas se tornam voluntariamente ignorantes sobre as coisas de Deus porque seus corações são maus.
A Bíblia ensina que o incrédulo "detém a verdade pela injustiça" (Romanos1:18). Além do mais, as Escrituras dizem que o homem não está buscando Deus, mas fugindo dEle. "Não há quem busque a Deus" (Romanos 3 : 11). Portanto não é um caso de Deus rejeitar levar Sua Palavra a alguém que esteja procurando desesperadamente pela verdade.
Nós também sabemos que é da vontade de Deus "que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). Isto mostra que Deus também cuida daquelas pessoas que não ouviram o evangelho. Ele demonstrou isto enviando seu Filho para morrer em nosso lugar. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8; ARA).
A Bíblia ensina que Deus julgará o mundo justamente. "Porquanto estabeleceu um dia em há de julgar o mundo com justiça" (Atos 17:31). Isto significa que, quando todos os fatos estiverem postos, o nome de Deus será justificado e ninguém estará capacitado de acusá-lo de infidelidade.
Mesmo assim nós não sabemos como Ele, especificamente, irá lidar com essas pessoas; sabemos que seu julgamento será honesto. Somente este fato poderia satisfazer qualquer um que quer saber como Deus irá lidar com pessoas que nunca tenham ouvido falar de Jesus Cristo.
É importante entender que a Palavra de Deus fala a respeito do homem na sua responsabilidade para com Deus, portanto ela sempre trata do ser humano supondo que ele já tenha um contato com a própria Palavra.
Vou dar um exemplo. Um espelho sempre trata da pessoa que está olhando para ele e não das outras pessoas. Se eu quero saber o que o espelho diz de meu vizinho, dou o espelho a ele e então ele se enxergará lá, mas eu não sei nada sobre meu vizinho, porque o espelho só reflete quem entra em contato com ele.
Assim é a Bíblia, portanto ela não fala muita coisa daqueles que não estão em contato direto com esse conhecimento. A partir do momento em que o índio entra em contato com o evangelho ele é responsável, portanto já não pode alegar que ignora as verdades contidas ali e precisa tomar uma decisão. Mas eu não vejo o índio na Bíblia, porque ela está falando a meu respeito e comigo.
A única passagem que pode dar alguma luz sobre o assunto é esta:
Rom 2:12-16 "Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho".
De duas coisas nós podemos ter certeza: Uma, Deus é justo e não vai tratar ninguém injustamente. Outra, ninguém será salvo a não ser pela obra de Cristo na cruz, ainda que não saiba disso. Um bebê que nasce e morre está salvo porque Jesus morreu e derramou seu sangue para pagar pelo pecado desse bebê, ainda que ele nem saiba disso. Talvez aí possamos encaixar o que diz Paulo:
"Quando os gentios, que não tem lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho".
Acredito que quando alguém percebe que está aquém daquilo que Deus poderia esperar dele (porque todos os povos, de uma forma ou de outra possuem um padrão que costuma ser superior à capacidade do homem alcançá-lo, que é o assunto do capítulo 1 de Romanos), então essa pessoa apela para a misericórdia divina, reconhecendo-se pecador e incapaz. É apenas a esse que Deus salva, pois um coração contrito e humilhado Ele não despreza.
Agora, independente do grau de conhecimento que essa pessoa tem, se ela for salva será pelo sangue de Cristo derramado na cruz, e isso vale tanto para os que viveram antes como depois de Cristo. O valor do sacrifício de Cristo é eterno, portanto não está limitado ao tempo.
Os bebês e crianças que morrem antes da idade da responsabilidade moral irão para o céu. Isso baseia-se nos seguintes versículos:
(1) Em 2 Samuel 12:23, quando aquela criança, filha de Davi, morreu, ele disse: "Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim". Isso implica que o bebê estava com o Senhor.
(2) No Salmo 139, Davi fala até mesmo de um bebê ainda não nascido como estando escrito no livro de Deus no céu (v,16).
(3) Isaías faz distinção entre aqueles que ainda não têm idade suficiente para "desprezar o mal e escolher o bem" (7:15), o que implica que eles não são moralmente responsáveis.
(4) Paulo fala que o sacrifício de Cristo torna a todos justos (Rm 5:19), o que abrangeria até mesmo as criancinhas que tenham nascido em pecado (Sl 51:5).
Medita um pouco nesse texto, acho razoável !
Fonte: http://www.respondi.com.br/2009/03/quem-nunca-ouviu-o-evangelho-pode-ser.html
Mas não se esqueça que do juízo de Deus ninguém sairá vencedor.
Vc será julgado?
Eu creio que eu não:
"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24).
Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Cidoka escreveu: Yes I know
O que importa?
Sem fé (em Jesus) é impossível agradar a Deus!
Só faz a vontade de Deus quem crê nEle.
Mas esse versículo (Mt 7:21), dentro desse assunto (predestinação x livre arbítrio) pode ser analisado por outro aspecto Irmão : Sem a "santificação" ninguém verá a Deus!
Deu prá seguir meu raciocínio?
Deu!
Cidoka, destaco o seguinte do texto postado por você, que me parece um "resumo":
Paulo Marcos escreveu:Cidoka, destaco o seguinte do texto postado por você, que me parece um "resumo":
Isso é interessante PM, mas na nova aliança os filhos não morrem por causa dos pecados dos pais, então não podemos falar de humanidade e generalizar , há um novo pacto!
Me intriga o poder que vcs dão a Adão , repetem um mantra interminável de que por um homem entrou o pecado no mundo e por consequência a morte!
Mas e Jesus?
Alguém pode me falar de Jesus, de porque Ele morreu na cruz e quais foram os efeitos disso?
Eu retorno ao mesmo texto que vcs e grifo algumas partes, falo de Romanos 5:
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!
Se quando éramos inimigos de Deus
fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho,
quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!
Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão.
Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.
Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
Romanos 5:8-17
Eu acho que temos que ler e reler até que entendamos, que nada mais nos separa do amor de Deus, que quando Jesus disse ESTÁ CONSUMADO, estava de fato tudo consumado.
Estamos tão bitolados, tão enfurnados em velhos preceitos que achamos difícil, complicado, aceitar o novo, AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO, O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Paulo resumiu isso muito bem, ele foi didático, ele ensinou como se deu tudo e a atual condição do homem diante de Deus!
Quando me falam que não há um justo sequer, eu concordo, mas não concordo que sejam irreconciliáveis, eu não me desfaço do sangue de Jesus dando a Adão valor maior do que o de Jesus!
Graça e paz PM !!!
Nessa reconciliação a iniciativa parte de Deus.
Irmão escreveu:Nessa reconciliação a iniciativa parte de Deus.
Ela não parte de Deus, ela JÁ PARTIU:
Como eu disse é necessário ler e reler, até que entenda...
Irmão escreveu:Nessa reconciliação a iniciativa parte de Deus.
Certamente a iniciativa é de Deus!
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Efésios 2:1-7
Como alguém morto em pecados pode procurar a Deus? Já tentou dar um 'cutucão' em um defunto, ou um beliscão? Que acontece? Nada!!
Assim somos nós, mortos para Deus!
Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
Romanos 3:11
Henrique- Mensagens : 278
Pois é!Como Jesus disse a Nicodemos: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:3
João 3:3
Pois é! Com disse Paulo: Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Nessa reconciliação a iniciativa parte de Deus.
Romanos 5:19
Irmão escreveu:Pois é! Com disse Paulo: Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Nessa reconciliação a iniciativa parte de Deus.
Romanos 5:19
Essa coisa da predestinação e do livre arbítrio passa por INTERPRETAÇÃO BÍBLICA e sabemos que existem muitas outras interpretações.
Certo é que essas muitas interpretações são usadas por cada um segundo o seu propósito!
O que eu sei é que nunca vi um pregador da predestinação que não seja um eleito, ele prega prá todos porque não sabe quem são os eleitos, mas certo é que ele é um!
Por isso eu sempre falo que a chave hermenêutica das escrituras é Jesus e que nós devemos nos firmar nele!
Se Calvino, se Arminio , se João , Pedro ...ou Paulo nos pregar outro evangelho SEJA ANÁTEMA!
No livro O Mundo de Sofia fala da predestinação e livre arbítrio, também famosos filósofos e historiadores se importunavam com a questão.
Nessa questão você acha que Paulo errou ou teve alguma espécie de falta de razão em algo que escreveu?
Nessa questão você acha que Paulo errou ou teve alguma espécie de falta de razão em algo que escreveu?
Irmão escreveu:No livro O Mundo de Sofia fala da predestinação e livre arbítrio, também famosos filósofos e historiadores se importunavam com a questão.
Eu apenas acho que tudo que tinha que ser falado e feito, se realizou em Jesus!
Acho que Paulo, mesmo lutando contra, trouxe em eus textos muita opinião própria e atitudes que tinham que ser tomadas no contexto do que acontecia durante seu percurso na obra.
Existe coisas de Paulo que só de ouvir entra pela alma, a gente sabe que aquilo vem de Deus, mas tem coisas que eu não engulo.
Sempre que tenho dúvidas me volto para Jesus, é nEle que está a resposta de tudo que minha alma precisa , nada pode ser tirado, nada pode ser acrescentado, sinto em Jesus segurança prá tudo e é assim quanto a predestinação ou o livre arbítrio.
Não tenho uma preocupação séria com isso porque calvinistas e arminianos têm que se voltar à Èle ou nada feito para ambos.
Então, é preciso separa as opiniões próprias, o que não nos convém ou não, o contexto da época, com a teologia da graça, da fé e justificação de Paulo.
Irmão escreveu:Então, é preciso separa as opiniões próprias,
As vezes vejo justiça em Paulo quanto a isso e ele diz: Assim digo eu OU assim diz o Senhor!
Muitas vezes o que se tem é mesmo a opinião dele as vezes acertada quanto ao que Jesus faria ou não e as vezes errando nisso.
Acho que Paulo foi além do evangelho e pisou por terrenos pantanosos e é o que gera esse tipo de polêmica.
o que não nos convém ou não,
Desista!
A bíblia sempre será usada dessa forma, lembre-se ela é a mãe de todas as heresias e conveniências!
o contexto da época,
Já temos bons estudos a esse respeito, mas a grande massa ainda não tem acesso a isso, afinal não é interesse que todos cheguem ao conhecimento.
Quem tem conhecimento não é usado , não vai no estouro da boiada, não anda em manada como caitutu , não aceita cabresto!
com a teologia da graça, da fé e justificação de Paulo.
É aqui que o bicho pega, volte-se para Jesus, Paulo não tem evangelho , não veio dele a graça, nem a fé e muito menos a justificação.
Paulo proclamava o evangelho e como eu disse antes, andou por terrenos pantanosos!
Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:14-18
Não creio que Paulo tenha ido além do evangelho. O autor de Jô também andou em terreno pantanoso.
Irmão escreveu:Não creio que Paulo tenha ido além do evangelho. O autor de Jô também andou em terreno pantanoso.
Não sei porque citou Jó, mas o Velho Testamento no geral reflete bem as citações de Paulo que eu não concordo, mas sei que essa foi a escola dele.
No VT tudo era atribuído a Deus , agora tudo é atribuído a satanás, são dois extremos!
Mas quero citar Jó:
21e exclamou em oração: “Nu deixei o ventre de minha mãe, e nu partirei da terra. Yahweh deu, Yahweh o tomou; louvado seja o Nome do SENHOR!”
Citei Jô por conta do sofrimento humano. Também é um terreno pantanoso...
Paulo vai dizer o que tinha como lucro agora considera como esterco. Creio que aqui também fala de sua escola.
21e exclamou em oração: “Nu deixei o ventre de minha mãe, e nu partirei da terra. Yahweh deu, Yahweh o tomou; louvado seja o Nome do SENHOR!”
Como a maioria dos crentes costuma dizer: Tudo está nas mãos de Deus.
Paulo vai dizer o que tinha como lucro agora considera como esterco. Creio que aqui também fala de sua escola.
Como a maioria dos crentes costuma dizer: Tudo está nas mãos de Deus.
Vorteamos e agora vortemos ao assunto !!!!
Já que tens o livre arbítrio e pecas por livre escolha, porque não escolhe não pecar?
Irmão escreveu:Já que tens o livre arbítrio e pecas por livre escolha, porque não escolhe não pecar?
Eu luto e nessa luta a carne pleiteia contra o espírito e muitas vezes ela ganha, outras vezes dou prá ela uma banana. mas se peco , tenho um advogado ...
Cidoka, do fundo do coração, recebo a salvação de meu Salvador, porque Ele quis, mas sei perfeitamente que se passar a eternidade no inferno, nada mais terei que a justa retribuição para o que fiz perante meu Deus. Se acha que eu, e outros, entendemos a eleição como algo que merecemos, não nos conhece bem. Te amo.Cidoka escreveu:
O que eu sei é que nunca vi um pregador da predestinação que não seja um eleito, ele prega prá todos porque não sabe quem são os eleitos, mas certo é que ele é um!
Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Já que tens o livre arbítrio e pecas por livre escolha, porque não escolhe não pecar?
Eu luto e nessa luta a carne pleiteia contra o espírito e muitas vezes ela ganha, outras vezes dou prá ela uma banana. mas se peco , tenho um advogado ...
Então! Você não tem livre arbítrio.
Paulo Marcos escreveu:Cidoka, do fundo do coração, recebo a salvação de meu Salvador, porque Ele quis, mas sei perfeitamente que se passar a eternidade no inferno, nada mais terei que a justa retribuição para o que fiz perante meu Deus. Se acha que eu, e outros, entendemos a eleição como algo que merecemos, não nos conhece bem. Te amo.Cidoka escreveu:
Ninguém aceita perder a salvação de coração, isso é hipocrisia PM!
Eu também te amo e só sei que estaremos no mesmo lugar porque vc assim como eu recebemos a salvação de Cristo, o resto é só resto!
Página 14 de 29 • 1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 21 ... 29