Sola Scriptura


Participe do fórum, é rápido e fácil

Sola Scriptura
Sola Scriptura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dízimo: Lei ou Graça?

+7
Luiz Eduardo
maamguitarra
simao
Vivian
Cidoka
Paulo Marcos
Mineirinho
11 participantes

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Mineirinho Sex Abr 08 2011, 14:03

Dízimo: Lei ou Graça? Dizimo
As igrejas evangélicas, em suas incontáveis denominações e vários segmentos, sempre revela divergência sobre pontos doutrinários. Quer sejam nas questões sobre usos e costumes, quer sejam nas questões sobre os dons espirituais e ministeriais... Entretanto, se tem uma questão onde a maioria das igrejas evangélicas "sentam-se juntas à mesa" é a referente à obrigatoriedade do dízimo. Só que, por mais controverso que possa parecer, em plena era materialista da propagação da famigerada teologia da prosperidade, um dado está chamando a atenção. A maioria dos líderes evangélicos acredita que a Bíblia não exige que os cristãos dizimem, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Evangélicos, na quarta-feira, 6. Cinquenta e oito por cento dos entrevistados (membros do conselho de diretores da NAE) disse que não acha que dar 10 por cento da renda para a Igreja é mandatório pela Bíblia, enquanto 42 por cento acham que sim. Provavelmente o texto da pesquisa explica porque a maioria dos entrevistados disse que ofertar o dízimo, uma tradição forte entre as Igrejas evangélicas, não é um dever dos fiéis. Dr. John Walton, professor do Antigo Testamento na Wheaton College, em Wheaton, Illinois, disse que não ficou surpreso com a pesquisa depois que viu a formulação da pergunta. Ele disse que a palavra “obrigatório” é o termo operativo.

“As pessoas que poderiam concordar com o dízimo ainda teriam dito: 'Pois não, mas eu não tenho certeza se eu chamaria de obrigatório',” explicou Walton ao The Christian Post. “De volta ao velho [argumento], estamos debaixo da lei o ou da graça.” Muitos dos líderes da NAE observaram em sua resposta que, embora o dízimo seja um modelo legal do Antigo Testamento, os cristãos do Novo Testamento devem dar de sua generosidade. A maioria esmagadora, 95 por cento dos entrevistados disseram que dão pelo menos, 10 por cento. “Qualquer coisa menos que isso parece ser uma resposta pouco generosa para com DEUS,” escreveu David Neff, editor-chefe da Christianity Today, em sua resposta. Dr. Kurt Fredrickson, diretor do Programa Doctor of Ministry no Seminário Fuller, em Pasadena, Califórnia, disse que a linguagem que está cada vez mais vendo entre pastores é a mordomia toda a vida. “E sobre como damos todo o nosso ser a DEUS, o que inclui dinheiro, é claro, mas também o nosso tempo e os dons,” disse Frederickson, que foi pastor durante 24 anos. “Eu gosto do comentário de David Neff… há certamente o senso de que a maneira como gastamos o nosso dinheiro diz muito sobre quem somos.” O professor da Fuller apontou para John Wesley, fundador do movimento metodista, que deu muito de sua renda, e ganhou mais e manteve seu padrão de vida da mesma. Ele acabou dando cerca de 90 por cento de seu dinheiro e vivendo com 10 por cento.

Em vez de pensar em uma obrigação estrita, o professor de Antigo Testamento Walton também convidou os Cristãos a pensar sobre o dízimo em termos diferentes. “Uma visão global de mordomia deve incluir um sentimento de gratidão para com DEUS como a fonte de nossos bens. Se estamos tentando expressar nossa gratidão a DEUS, não acho que as nossas palavras são suficientes,” disse Walton. Há também os que consideram o ato de dizimar, uma expressão de adoração. Ainda assim, a porcentagem padrão de 10 no Antigo Testamento pode servir como um “referência” acrescentou. “Minha gratidão a DEUS é ilimitada, portanto isso significa que eu preciso dar tudo?” ele colocou. “O que seria uma expressão adequada de gratidão? E isso é de onde a informação vem dentro do Antigo Testamento. Que DEUS considerou ser uma expressão adequada para ser o dízimo.” Ele acrescentou: “Mais ou menos como a referência para gorjetas em um restaurante, define quais são as expectativas.”

Ao contrário de quase todos os líderes da NAE que disseram que dizimaram pelo menos 10 por cento, Empty Tomb, Inc., relatou que os evangélicos ofertam às Igrejas apenas cerca de quatro por cento dos seus rendimentos. Entre todos os Cristãos, o percentual é ainda menor – apenas 2,43 por cento. Douglas LeBlanc, autor do Dízimo: Provai-me Nisto, Comentou: “O que me enlouquece é que se houvesse um mandamento mais explícito para dar o dízimo, acho que ainda haveria gente que diria: ‘Não somos escravos da lei depois de tudo.” “Os cristãos americanos em particular, eu acho, nunca vão deixar de encontrar uma saída do dízimo, se eles não estão interessados.” O Presidente da NAE, Leith Anderson comentou no final da pesquisa que espera ver mais “generosidade, proporcionada, alegre e sacrificial entre os evangélicos americanos” nos próximos anos cada vez mais as Igrejas oferecem cursos financeiros e ensinam sobre mordomia. A NAE realiza Pesquisas de Líderes Evangélicos mensalmente entre sua diretoria, que incluem os presidentes das denominações, missões de organizações, universidades, editoras e Igrejas.

[Fonte: Christian Post]

Como você encara essa questão do dízimo?
Mineirinho
Mineirinho

Mensagens : 1800
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Somewhere out there

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Paulo Marcos Sex Abr 08 2011, 14:07

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Cor 9:7

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Rom 12:8
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Mensagens : 4100
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 63
Localização : Guaruja - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Mineirinho Sex Abr 08 2011, 14:15

Paulo Marcos escreveu:Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Cor 9:7

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Rom 12:8
O que é que estes textos têm a ver com dízimo, Paulo? Eles falam sobre ofertas, que são totalmente distintas (tanto em propósito quanto em seu contexto espiritual) do dízimo. Usar estes textos (assim como o clássico de Malaquias 3.10) é "forçar barra".
Mineirinho
Mineirinho

Mensagens : 1800
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 56
Localização : Somewhere out there

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Paulo Marcos Sex Abr 08 2011, 14:52

Para mim, qualquer contribuição financeira que eu dê para a obra de Deus é "regida" por estes textos.
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Mensagens : 4100
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 63
Localização : Guaruja - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Sex Abr 08 2011, 19:00

Mineirinho escreveu:
Paulo Marcos escreveu:Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Cor 9:7

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Rom 12:8
O que é que estes textos têm a ver com dízimo, Paulo? Eles falam sobre ofertas, que são totalmente distintas (tanto em propósito quanto em seu contexto espiritual) do dízimo. Usar estes textos (assim como o clássico de Malaquias 3.10) é "forçar barra".

Então vai esse:

"A Lei e os Profetas vão até João Batista".

O que era Malaquias Joãozinho?
Profeta fessô!
Aleluia Joãozinho! :cheers:
E existe algum texto na Graça sobre dízimos Joãozinho?
Num sei fessô, mas eu tenho um amigo que se chama Mineirinho que é muito bom de bíblia.
Posso perguntar prá ele e trago a resposta prá classe na próxima aula?
Póde Joãozinho!

Esse menino é demais né? É o melhor aluno da escolinha bíblica! Dízimo: Lei ou Graça? 597203 Dízimo: Lei ou Graça? 597203 Dízimo: Lei ou Graça? 597203 Dízimo: Lei ou Graça? 597203
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Convidad Sex Abr 08 2011, 20:14

Quando eu comecei a questionar sobre os dízimos e tudo o que eu tinha ouvido falar em pregações a vida toda, fiz uma coisa que o pastor Daniel chamou de irresponsabilidade. Eu pedi para Deus me lançar a tal maldição dos que "roubam" à Deus. Só assim, eu saberia por Ele, que havia uma maldição que Jesus não venceu na Cruz.

Então, parei de dizimar e fiquei esperando minha vida virar do avesso. Pela conclusão que eu tinha chegado, ouvi mentiras a vida toda, mas como meu coração é enganoso, queria que Deus me ensinasse.

Só que depois disso, meu salário triplicou, minha vida não virou do avesso, nada de mal me aconteceu.

Então entendi, que tendo Jesus, a Porta, já não recebo bênçãos pela janela. Tenho acesso à Deus. Também entendi que a fidelidade de Deus na minha vida, não está condicionada ao que eu faça, mas puramente porque Ele é Bom.

Então, depois que aprendi e entendi tudo, domingo passado pedi ao tesoureiro um envelope. Quero voltar a ofertar com o propósito de ajudar a manter o templo. Se eu sou beneficiada por ele, é justo que eu ajude à mantê-lo, mas não estou presa à quantia de 10%. Isso porque aqui, as ofertas são específicas e o dízimo é usado para manter a igreja. Eu estava ofertando, mas minha oferta não estava ajudando com as despesas do templo, por isso tomei essa decisão.

Mas agora, livre de qualquer religiosidade e medo de maldições.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Sex Abr 08 2011, 23:23

Eu também acho que o templo tem seus gastos , é nescessário manter missionários e tudo que se faz precisa de dinheiro!
Então não deixo de contribuir e essa contribuição varia e é com muita alegria que faço!
Eu disse "com alegria"!
Imposição NUNCA mais!

Além do que eu acho que o dízimo limita!
O dizimista o faz com tanta obrigatoriedade que não tem coragem de enfiar a mão no bolso a não ser para tirar moedas na hora da oferta pois acha que já fez sua obrigação!
Eu acho o ofertante "alegre", muito mais generoso , ele é grato!
Esse povo guloso, por causa do tocinho perde o porco!
:roll:
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Convidad Sáb Abr 09 2011, 08:33

rsrs verdade.
Tudo é falta de ensinar o que a Bíblia diz. Se o assunto da oferta fosse tratado como gratidão, amor pela obra e pelas pessoas, o ofertante teria prazer em contribuir.
Mas o discurso é sobre culpa, maldição, praga, enfim... afinal, precisam garantir os 10%, mesmo que seja à custas de hipocrisia religiosa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Seg Abr 11 2011, 22:10

Já existem ministérios que sobrevivem de ofertas...e são prósperos e têm prosperado cada vez mais!
Mas os do dízimo e da maldição continuam contando moedas e apertando o povo cada vez mais!
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Vivian Ter Abr 12 2011, 10:59

dízimo=lei
oferta=graça
Vivian
Vivian

Mensagens : 4929
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 42
Localização : Jacarecity-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Ter Abr 12 2011, 13:14

Conseguiram te fotografar dando um sorrisinho Vivi? Dízimo: Lei ou Graça? 941412
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Vivian Ter Abr 12 2011, 14:21

:0101: Dízimo: Lei ou Graça? 941412
se me fotografarem quando eu leio o sola vão me pagar dando muita gargalhada.
Vivian
Vivian

Mensagens : 4929
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 42
Localização : Jacarecity-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por simao Ter Abr 12 2011, 14:55

Paulo Marcos escreveu:Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Cor 9:7

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Rom 12:8

PM forçou a barra, o primeiro versículo fala para contribuir para os irmãos que estavam em necessidade, não tem nada haver com pastor ou templo.

O segundo está falando dos dons, dizendo que tem alguns irmãos que tem esse dom de repartir.
simao
simao

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Convidad Ter Abr 12 2011, 15:06

Aqui no Rio de Janeiro em quase sua totalidade as Igrejas pregam o dizimo de 10% como obrigatorio. Muitos obreiros são proibidos de exercer qualquer cargo se não for dizimista, assim aqui e na base do chicote. Não concordo, não dizimo e meu marido fica irritado com isso pois ele e totalmente a favor do dizimo eu nao concordo com a obrigatoriedade, apesar de concordar com o dizimo mas com a obrigação, nao concordo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Ter Abr 12 2011, 15:44

Num concordo com dízimo de jeito nenhum!

Concordo com ofertas, ajuda, socorro...tudo que os apóstolos pregavam!

Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Paulo Marcos Qua Abr 13 2011, 12:03

simao escreveu:
Paulo Marcos escreveu:Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Cor 9:7

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Rom 12:8

PM forçou a barra, o primeiro versículo fala para contribuir para os irmãos que estavam em necessidade, não tem nada haver com pastor ou templo.

O segundo está falando dos dons, dizendo que tem alguns irmãos que tem esse dom de repartir.
Contribuir para os irmãos não é contribuir para o plano de Deus? O pastor não é irmão? Contribuir para o templo onde os irmãos se reunem não é contrinuir para os irmãos? Contribuir para os irmãos não é dom?
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Mensagens : 4100
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 63
Localização : Guaruja - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Convidad Qua Abr 13 2011, 12:33

PM voce é contra ou a favor do dizimo?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Paulo Marcos Qua Abr 13 2011, 14:44

Eu sou a favor do sustento financeiro da obra de Deus.

Eu, particularmente, contribuo, regularmente, com mais de 10% dos meus ganhos.

Eu não defino o que cada coração deve dar para a obra do Senhor.
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Mensagens : 4100
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 63
Localização : Guaruja - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por simao Qua Abr 13 2011, 14:52

Paulo Marcos escreveu:
Contribuir para os irmãos não é contribuir para o plano de Deus?
Certo.

Paulo Marcos escreveu: O pastor não é irmão?
Sim, mas porque os outros não recebem o mesmo que ele recebe?

Paulo Marcos escreveu: Contribuir para o templo onde os irmãos se reunem não é contrinuir para os irmãos?
Essa contribuição para templo não existe na Nova Aliança.

Paulo Marcos escreveu:Contribuir para os irmãos não é dom?
Sim, mas todos tem esse dom?

simao
simao

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Qua Abr 13 2011, 15:45

Não! Só os predestinados!
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por simao Qua Abr 13 2011, 17:46

Cidoka escreveu:Não! Só os predestinados!

Errada resposta.
simao
simao

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Qua Abr 13 2011, 22:06

simao escreveu:
Cidoka escreveu:Não! Só os predestinados!

Errada resposta.

Que nada! Seu ego ama essa resposta, afinal vc é um predestinado!
Dízimo: Lei ou Graça? 941412
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Convidad Qui Abr 14 2011, 12:51

Xiii, quem tem escorpião no bolso, não é predestinado, Simão.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Qui Abr 14 2011, 13:02

Tadinho do escorpião!

Ele tem no bolso uma armadilha de pegar urso!
:locos:
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por simao Qui Abr 14 2011, 15:19

Jardim Regado escreveu:Xiii, quem tem escorpião no bolso, não é predestinado, Simão.
Você não acredita na Bíblia, mas acredita nesses enganos bobo de pastores mercenários. A Bíblia nunca disse isso: escorpião no bolso. Eles que colocam os escorpiões no bolsos de vocês pra roubar o seu dinheiro.
simao
simao

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Convidad Qui Abr 14 2011, 19:43

Eita pão durice.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Qui Abr 14 2011, 19:53

Nonô Correia era predestinado? Dízimo: Lei ou Graça? 941412
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por maamguitarra Sex Abr 15 2011, 07:02

Bom dia;

Algumas pessoas ainda não meteram na cabeça que a "Nova e Eterna Aliança", instituida por Jesus Cristo nada pede a ninguém. Nessa Nova Aliança Jesus nada pediu de nós. Pelo contário, é Ele quem deu tudo:

A Palavra

A vida

O Sangue

O que é que nós podemos dar ao Senhor da vida que ele já não tenha?

Jesus nada nos pediu para nos amar.

Há que cuidar das despesas da igreja, mas cada um dá conforme o seu coração, como disse Paulo.

M.
maamguitarra
maamguitarra

Mensagens : 147
Data de inscrição : 12/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Cidoka Sex Abr 15 2011, 19:25

:apaix:
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por simao Dom Abr 17 2011, 00:19

Jardim Regado escreveu:Eita pão durice.
se depender de mim esses mercenários vão tudo aprender a fazer tenda.
simao
simao

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dízimo: Lei ou Graça? Empty Re: Dízimo: Lei ou Graça?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos