Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Romanos 14:12
Como vc vai dar conta de si mesmo SE Deus é o responsável por tudo que vc faz, arminiano demais para ser calvinista!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Onde eu disse que Deus é responsável por TUDO o que faço?
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Esqueceu da predestinação?
Esqueceu de tudo que já foi debatido aqui?
Esqueceu...
Esqueceu...
E
Esqueceu ...
Esqueceu de tudo que já foi debatido aqui?
Esqueceu...
Esqueceu...
E
Esqueceu ...
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Minha fia! Já não foi dito aqui que a predestinação não anula a responsabilidade do homem!
esqueceu, esqueceu e esqueceu?
esqueceu, esqueceu e esqueceu?
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:Minha fia! Já não foi dito aqui que a predestinação não anula a responsabilidade do homem!
esqueceu, esqueceu e esqueceu?
Esse é outro problema de Calvino , só assim (com essa abertura) , ele consegue colocar o sacrifício de Jesus como sendo útil, uma vez que um eleito não precisa dEle , afinal foi escolhido desde a fundação do mundo.
No mesmo patamar está a ação do Espírito Santo.
Convencer prá quê uma vez que a escolha já foi feita?
São contradições nessa doutrina, assim como é contradição de que o eleito faça o quiser que não muda seu status de salvo desde sempre , ora, o pecado não afasta o homem de Deus?
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Se alguém foi eleito, é porque Deus viu neles algo que você não consegue ver.
Eleitos são aqueles que aceitam o sacrifício da cruz.
Eleitos são aqueles que são convencidos pelo Espírito.
Eleitos são aqueles que não pecam.
Eleitos são aqueles que aceitam o sacrifício da cruz.
Eleitos são aqueles que são convencidos pelo Espírito.
Eleitos são aqueles que não pecam.
simao- Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Minha fia! Já não foi dito aqui que a predestinação não anula a responsabilidade do homem!
esqueceu, esqueceu e esqueceu?
Esse é outro problema de Calvino , só assim (com essa abertura) , ele consegue colocar o sacrifício de Jesus como sendo útil, uma vez que um eleito não precisa dEle , afinal foi escolhido desde a fundação do mundo.
No mesmo patamar está a ação do Espírito Santo.
Convencer prá quê uma vez que a escolha já foi feita?
São contradições nessa doutrina, assim como é contradição de que o eleito faça o quiser que não muda seu status de salvo desde sempre , ora, o pecado não afasta o homem de Deus?
Esqueça Calvino...mas não se esqueça da presciência de Deus também.
Alguém tinha que assumir a morte do eleito.
Exatamente esse o papel do Espírito Santo, porque se o homem tivesse o LA, a decisão seria só dele, não precisaria de intervenção de Deus.
O escolhido de Deus não pensa assim, pelo contrário agradece a Deus porque sabe que por ele mesmo seguiria só esse caminho; o do pecado
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Continuará sempre seguindo o caminho do pecado pois tem quer queira ou não a natureza caída!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
O que naturalmente influencia suas escolhas.
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:O que naturalmente influencia suas escolhas.
Sim. SUAS !
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
mas não totalmente livres...
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão, a liberdade do homem compromete a soberania de Deus?
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Nada compromete Sua soberania; nem a liberdade do homem de ir e vir, a liberdade de consciência, a liberdade de vontade, a liberdade sem limites...
Deus, permitir a entrada do mal no mundo, compromete Sua soberania?
Deus, permitir a entrada do mal no mundo, compromete Sua soberania?
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Responda não dentro do arminianismo, responda dentro do Calvinismo , que é a doutrina que seu pensamento tem aceito com mais tranquilidade!
Segundo o Calvinismo, Deus não seria soberano se o homem tivesse livre arbítrio e eu pergunto de novo:
O livre arbítrio compromete ou interfere na soberania de Deus e porquê?
Segundo o Calvinismo, Deus não seria soberano se o homem tivesse livre arbítrio e eu pergunto de novo:
O livre arbítrio compromete ou interfere na soberania de Deus e porquê?
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Eu nem lembrei que “existem” estes dois, mas já que você citou que segundo Calvino, Deus não seria soberano se o homem tivesse livre arbítrio, eu gostaria que você definisse, não segundo Armínio, Calvino, Agostinho ou um filósofo ou pensador qualquer:
O que é para você o livre arbítrio?
O que é para você o livre arbítrio?
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:ElderNatalRN escreveu:Cidoka escreveu:Naturalmente que vc sabe de todas as coisas, mais do que os pais da igreja e do que os grandes estudiosos.
Perguntinha básica:
Vc sabe de quem é essa argumentação?
Áh vc não quer saber não é mesmo , afinal isso tudo é palha!
Mas eu não estou forçando os textos bíblicos e nem contradizendo fatos, portanto VC ESTÁ ERRADO!!!
Ha! Sim, eu sou mesmo muito arrogante! Não, não sei. Fale- me!
Deve ser por isso que os livros mais caros são os que menos me convence! Eu tenho um monte desses lixos, calvinistas também!
Continui, você está quase usando a falácia da autoridade!
Não seja previsível, você é ótima quando não é previsível!
Vc não tem que ser convencido de nada, só tem que aceitar para doer menos que o verbo empregado se refere ao tempo presente , isso é fato!
Simples assim...
ACHO QUE NÃO!
Tenho boas referencias para isso... Para conferir é só baixar no link:
4 léxicos, 2 chaves gregas, 3 interlineares, 1 grego analítico.
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 43
Localização : Natal RN
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:Eu nem lembrei que “existem” estes dois, mas já que você citou que segundo Calvino, Deus não seria soberano se o homem tivesse livre arbítrio, eu gostaria que você definisse, não segundo Armínio, Calvino, Agostinho ou um filósofo ou pensador qualquer:
O que é para você o livre arbítrio?
Minha opinião já foi postada aqui mais de uma dezena de vezes Irmão!
E tem outra vc também acha que se o homem tiver liberdade para fazer suas escolhas Ele perde sua soberania, vc já deixou isso claro aqui, mas eu quero uma resposta direta:
A liberdade do homem interfere na soberania de Deus?
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Elder, busque em fontes neutras!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Respondo-te se você me explicar por você e só você, o que é o livre arbítrio do homem?Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Eu nem lembrei que “existem” estes dois, mas já que você citou que segundo Calvino, Deus não seria soberano se o homem tivesse livre arbítrio, eu gostaria que você definisse, não segundo Armínio, Calvino, Agostinho ou um filósofo ou pensador qualquer:
O que é para você o livre arbítrio?
Minha opinião já foi postada aqui mais de uma dezena de vezes Irmão!
E tem outra vc também acha que se o homem tiver liberdade para fazer suas escolhas Ele perde sua soberania, vc já deixou isso claro aqui, mas eu quero uma resposta direta:
A liberdade do homem interfere na soberania de Deus?
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Elder, busque em fontes neutras!
10 referências lingüísticas de tradução, isso sem contar com milhares de versões bíblicas, português e em espanhol, nem usei dicionários do grego como Vine, Strong, DINT, pois sei que são tendenciosamente teológicos, já pra não puxar sardinha pra ninguém, quer mais fontes neutras que essas?!...
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 43
Localização : Natal RN
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Se olhou direitinho basta aceitar que está ERRADO!
Dói?
Dói?
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:Respondo-te se você me explicar por você e só você, o que é o livre arbítrio do homem?Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Eu nem lembrei que “existem” estes dois, mas já que você citou que segundo Calvino, Deus não seria soberano se o homem tivesse livre arbítrio, eu gostaria que você definisse, não segundo Armínio, Calvino, Agostinho ou um filósofo ou pensador qualquer:
O que é para você o livre arbítrio?
Minha opinião já foi postada aqui mais de uma dezena de vezes Irmão!
E tem outra vc também acha que se o homem tiver liberdade para fazer suas escolhas Ele perde sua soberania, vc já deixou isso claro aqui, mas eu quero uma resposta direta:
A liberdade do homem interfere na soberania de Deus?
Está escamoteando , já imagina onde quero chegar!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Minha fia! Já não foi dito aqui que a predestinação não anula a responsabilidade do homem!
esqueceu, esqueceu e esqueceu?
Esse é outro problema de Calvino , só assim (com essa abertura) , ele consegue colocar o sacrifício de Jesus como sendo útil, uma vez que um eleito não precisa dEle , afinal foi escolhido desde a fundação do mundo.ElderNatalRN escreveu:Na lógica calvinista Jesus veio para JUSTIFICAR os eleitos.
No mesmo patamar está a ação do Espírito Santo.ElderNatalRN escreveu:Na lógica calvinista O ESPÍRITO SANTO veio para resgatar os eleitos, como figurava a arca de Noé.
Convencer prá quê uma vez que a escolha já foi feita?ElderNatalRN escreveu:Na lógica calvinista é o Espírito que CONVENCE os eleitos para a gloria da Verdade.
São contradições nessa doutrina, assim como é contradição de que o eleito faça o quiser que não muda seu status de salvo desde sempre , ora, o pecado não afasta o homem de Deus?ElderNatalRN escreveu:Na lógica calvinista os eleitos não fazem o que querem, pois assim como um filho sob a tutela de um pai, ele está sujeito a disciplina.ElderNatalRN escreveu:Na lógica calvinista também há contradições nas doutrinas arminianas, parece apenas uma questão de ponto de vista.ElderNatalRN escreveu:Na lógica calvinista os eleitos são aqueles que de antemão e MISTERIOSAMENTE estavam designados a serem filhos de Deus, independente de quaisquer revezes, empecilhos desta vida, ou deste mundo.
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 43
Localização : Natal RN
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Se olhou direitinho basta aceitar que está ERRADO!
Dói?
O QUE VOCÊ AFIRMA NÃO CONFERE!... E SEQUER REFERENCIA ALGUMA VOCÊ DEU!...
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Novo Testamento grego analítico, Barbara Friberg - Timothy Friberg
Novo Testamento Interlinear Analítico - Grego/Português - Arthur Farstad & Zene C. Hodges
Léxico Analítico do Novo Testamento Grego - William D. Mounce
Léxico Grego Analítico, de Harold K. Moulton
Léxico Grego do Novo Testamento -Edward Robinson
Léxico do Novo Testamento Grego/Português - F. Wilbur Gingrich - Frederick W. Danker
Chave linguística do Novo Testamento grego - Fritz Rienecker e Cleon Rogers
Nova chave linguística do Novo Testamento grego - Wilfrid Haubeck , Heinrich Von Siebenthal
Novo Testamento interlinear - Dr. Waldyr Carvalho
Novo Testamento Interlinear Grego – Português - Vilson Scholz
Novo Testamento Interlinear Analítico - Texto Majoritário com Aparato Crítico - Paulo Sérgio Gomes, Odayr Olivetti
"TODOS ELES ESPONTANEAMENTE, COMO NUM GRANDE COMPLÔ, DECIDIRAM NÃO SER NEUTRO, E APOIAR O CALVINISMO!"
Novo Testamento Interlinear Analítico - Grego/Português - Arthur Farstad & Zene C. Hodges
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Todos quantos estavam ordenados para a vida eterna – Lucas não diz pré-ordenados. Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho.
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam
com
alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
Repetindo ...
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam
com
alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
Repetindo ...
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
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