Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:O mais escandaloso versículo ante arminiano: "Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna." - Atos 13:48
Escandalo é essa interpretação tosca do texto , procure no grego e depois venha aqui expor a verdadeira tradução!
Escandalo é isso, onde mundo não é mundo:
Jo 3.16, 17: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
ακουοντα δε τα εθνη εχαιρον και εδοξαζον τον λογον του κυριου και επιστευσαν οσοι ησαν τεταγμενοι εις ζωην αιωνιον Atos 13:48
τεταγμενοι
Tetagmenoi, de Tasso: designados, destinados, ordenados... De 41 versões bíblicas, hoje já não sou mais tão viciado nisto, que tenho como colecionador, não passa disso! Será que todos estes tradutores estão errados?....
Me indique uma versão arminiana, colocarei ao lado da Tradução Novo Mundo das sagradas escrituras...
Última edição por ElderNatalRN em Qui Ago 28 2014, 15:17, editado 3 vez(es)
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Perdão, ainda me esqueci das versões traduzidas da vulgata que dizem: predestinados, para Atos 13:48.
Última edição por ElderNatalRN em Qui Ago 28 2014, 15:14, editado 1 vez(es)
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 43
Localização : Natal RN
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Pensei que vc ia dar um sorriso larga para mim!Cidoka escreveu:Irmão escreveu:ElderNatalRN escreveu:Irmão escreveu:É! Porque o homem ou têm ou não tem o livre arbítrio.
Então Cidoka cai em contradição ao afirmar que o versículo de Filipenses só vale para os "já salvos", pois como pode um ter e o outro não?!
A cidoka não sabe nada.
Não fui eu que inventei o contexto e eu não sei de nada mesmo ...
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Serva boa e fiel...Cidoka escreveu:Irmão escreveu:Então você é salva e não tem o livre arbítrio, pois usas escolhas estão condicionadas.
Se fazer as obras de Cristo é escravidão , porque eu não vivo mais, mas Ele vive em mim, glorificarei a Deus pelo resto dos meus dias!
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Elder, jogue tudo que vc sabe no contexto, isso será o suficiênte!
Todos quantos estavam ordenados para a vida eterna – Lucas não diz pré-ordenados. Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho.
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam com alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
Todos quantos estavam ordenados para a vida eterna – Lucas não diz pré-ordenados. Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho.
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam com alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
Última edição por Cidoka em Qui Ago 28 2014, 15:49, editado 1 vez(es)
Cidoka- Mensagens : 15717
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Elder, jogue tudo que vc sabe no contexto, isso será o suficiênte!
E o que o contexto muda?
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:O ser humano sente que tem o livre arbítrio.
O Autor enfatiza o mérito do homem:
"Porque, conforme o Evangelho, muitos são os chamados e poucos os escolhidos [...] A eleição, portanto, não é questão de juízo acidental. É uma distinção feita por intermédio de uma seleção baseada no mérito. Feliz, então, aquele que elege a Deus: bendito em razão dele ser digno da eleição"
Para mim pouco importa se o livre arbítrio existe ou não, acredito que não, no entanto uma certeza eu tenho... NUNCA SENTI LIVRE ARBÍTRIO ALGUM!
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
ElderNatalRN escreveu:Irmão escreveu:O ser humano sente que tem o livre arbítrio.
O Autor enfatiza o mérito do homem:
"Porque, conforme o Evangelho, muitos são os chamados e poucos os escolhidos [...] A eleição, portanto, não é questão de juízo acidental. É uma distinção feita por intermédio de uma seleção baseada no mérito. Feliz, então, aquele que elege a Deus: bendito em razão dele ser digno da eleição"
Para mim pouco importa se o livre arbítrio existe ou não, acredito que não, no entanto uma certeza eu tenho... NUNCA SENTI LIVRE ARBÍTRIO ALGUM!
Vc tem o direito de sentir?
Cidoka- Mensagens : 15717
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Elder, jogue tudo que vc sabe no contexto, isso será o suficiênte!
Todos quantos estavam ordenados para a vida eterna – Lucas não diz pré-ordenados. Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho.
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam com alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
Cidoka- Mensagens : 15717
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:ElderNatalRN escreveu:Irmão escreveu:O ser humano sente que tem o livre arbítrio.
O Autor enfatiza o mérito do homem:
"Porque, conforme o Evangelho, muitos são os chamados e poucos os escolhidos [...] A eleição, portanto, não é questão de juízo acidental. É uma distinção feita por intermédio de uma seleção baseada no mérito. Feliz, então, aquele que elege a Deus: bendito em razão dele ser digno da eleição"
Para mim pouco importa se o livre arbítrio existe ou não, acredito que não, no entanto uma certeza eu tenho... NUNCA SENTI LIVRE ARBÍTRIO ALGUM!
Vc tem o direito de sentir?
Ainda, não sinto, NADA!
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Elder, jogue tudo que vc sabe no contexto, isso será o suficiênte!
Todos quantos estavam ordenados para a vida eterna – Lucas não diz pré-ordenados. Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho.
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam com alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
Predestinado, destinado, designado, ordenado, fadado; são sinônimos! E não só em nossa língua! Essa palavra ocorre 65 vezes na septuaginta, e 8 vezes no TR, 9 vezes no texto de Westcott Hort; várias vezes assume o mesmo sentido de Atos 13:48 conforme a grande maioria das traduções; na Septuaginta uma das ocorrências está no próprio texto da desolação de Esau, Malaquias 1:3 lá está no sentido de fazer, destinar, determinar, Ele determinou a desolação de Esaú.
Sua argumentação está ERRADA!
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Naturalmente que vc sabe de todas as coisas, mais do que os pais da igreja e do que os grandes estudiosos.
Perguntinha básica:
Vc sabe de quem é essa argumentação?
Áh vc não quer saber não é mesmo , afinal isso tudo é palha!
Mas eu não estou forçando os textos bíblicos e nem contradizendo fatos, portanto VC ESTÁ ERRADO!!!
Perguntinha básica:
Vc sabe de quem é essa argumentação?
Áh vc não quer saber não é mesmo , afinal isso tudo é palha!
Mas eu não estou forçando os textos bíblicos e nem contradizendo fatos, portanto VC ESTÁ ERRADO!!!
Cidoka- Mensagens : 15717
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Cidoka escreveu:Elder, jogue tudo que vc sabe no contexto, isso será o suficiênte!
Todos quantos estavam ordenados para a vida eterna – Lucas não diz pré-ordenados. Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho.
Ele está descrevendo essa ordenação, e ela somente, que estava no tempo exato de ser ouvida.
Durante o sermão creram, disse o apóstolo, aqueles a quem Deus deu o poder para crer. Seria como se ele tivesse dito: “Creram aqueles cujos corações o Senhor abriu”.
Em outro lugar, claramente paralela a esta passagem, pode-se observar que a palavra original não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna.
Em suma, todos aqueles e somente aqueles, que foram imediatamente ordenados, imediatamente creram. Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação. Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram. Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes.
Não se trata de eternidade ou qualquer concepção preconcebida arminiana ou calvinista, é apenas uma palavra em um texto, semântica básica, não se trata de nenhuma blablasofia teológica de uma palavra de uma língua morta que ninguém tem pleno domínio. É muito ingênuo pensar que "ordenado" nesse contexto é QUE RECEBEU UMA ORDEM, e mesmo assim fica muito implícito que é destinado, Tasso é polissamica, muito, em seus vários sentidos: ordenar, designar, destinar, determinar é possível fazer milhares de interpretações dependendo do contexto, mas a sua não é nada natural, é forçado demais.
A palavra original (gr. tasso) não é usada sequer uma vez na Escritura para expressar qualquer tipo de predestinação eterna – Tasso seria uma palavra incomum para significar predestinação. Προορίζω (gr. proorizo) seria mais comum. De fato, isto seria o único uso de tasso com este sentido dentre as oito ocorrências dela no Novo Testamento e 65 no Antigo Testamento . Além disso, tasso está no mais-que-perfeito, o que seria um tempo estranho para a predestinação.
O texto do novo testamento é pequeno para dizer se um uso de uma palavra é incomum ou não para uma cultura, muitas palavras só ocorrem apenas uma vez no texto, e busca-se referência em traduções da época e uso em textos patrísticos, independente de se atribuir a ideia de eternidade, sentido de destinado se encaixa perfeitamente lá, com toda naturalidade, sem esforço, o que corresponde mais de 99% dos traduções, só encontrei duas versões que tentam mudar o sentido, mesmo assim são paráfrases e estão muito diferentes de sua interpretação.
Ele não está falando daquilo que aconteceu na eternidade, mas daquilo que aconteceu mediante a pregação do Evangelho – No grego, quando se junta um particípio perfeito com o verbo “ser/estar” no imperfeito se obtém um mais-que-perfeito perifrástico. Nesse versículo ησαν é um verbo “ser/estar” no imperfeito e τεταγμενοι é um particípio perfeito, então temos um mais-que-perfeito. A situação temporal para o mais que perfeito é derivado do seu contexto. Os gentios foram ordenados à vida eterna quando ouviram o evangelho e o receberam com alegria. A “eternidade passada” não está no contexto e aparece mais como uma exceção, fora da narrativa histórica, o que é um problema para os calvinistas visto que o mais-que-perfeito deriva a sua situação temporal a partir da narrativa.
Todos sabemos que não existe nenhuma flexão, nem em nossa língua, como em qualquer outro idioma que indique uma "eternidade passada", é apenas um particípio de uma palavra, sua técnica de tradução é exclusiva demais, a flexão não vai mudar o uso da palavra, mas que baboseira é essa! A conjunção (kai) (e), uma desapareceu é a outra foi parar num lugar completamente diferente e longeee, muito longe, e de onde veio este "quando"?! Você só misturou as orações.
Não que Deus tenha rejeitado os outros, era sua vontade que eles fossem salvos, mas eles rejeitaram a salvação – O versículo 48 e 46 são paralelos: “alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Do versículo 48 corresponde ao versículo 46 “mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna”. A interpretação calvinista é assimétrica e a interpretação arminiana é simétrica.
Olha, se Deus rejeitou, ou não, eu não sei! Mas a relação é ruim! Pois "VÓS MESMOS VOS julgais" é quase que uma sentença jurídica, eles só estão confirmando o que Paulo e Barnabe já acreditavam! É como se alguém dissesse assim: É como já nos foi dito: vocês não iram crer por isso devemos ir ao gentios, então eles confirmam, rejeitando, como o Senhor assim o determinou?!...
Se os calvinistas se retratarem da sua posição que a passagem ensina predestinação e passarem a afirmar que a passagem ensina graça irresistível? Será que a passagem ensina que Deus faz alguma coisa antes de alguém crer que precisa crer?
Nem foram os que creram obrigados a crer. Mas, primeiramente, a graça lhes foi oferecida copiosamente. E eles não a rejeitaram, de modo que até uma grande multidão de gentios se converteram.
Resumindo, a própria expressão implica numa ação presente da graça de Deus operando fé nos ouvintes. A ideia é que a capacitação é um elemento essencial da graça preveniente, embora ela não para por aí. A graça preveniente nos levará até a conversão, caso não a resistirmos. Pouco antes da fé, ainda pode se escolher por resistir, mas se isso acontecer essas pessoas cairão do número daqueles ordenados a vida eterna. No entanto, se não resistirem, a graça de Deus lhes seguirá (Jo 6.45; 7.17).
A passagem de fato permite que eles( os calvinistas) façam está interpretação, olha se eles foram obrigados ou não, eu não sei, mas de fato há uma condição no texto: de que creram TODOS que haviam sido destinados. É difícil afirmar que alguém é obrigado sem que o mesmo não saiba que está sendo obrigado....
Capacitação?
Graça preveniente?
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka escreveu:Naturalmente que vc sabe de todas as coisas, mais do que os pais da igreja e do que os grandes estudiosos.
Perguntinha básica:
Vc sabe de quem é essa argumentação?
Áh vc não quer saber não é mesmo , afinal isso tudo é palha!
Mas eu não estou forçando os textos bíblicos e nem contradizendo fatos, portanto VC ESTÁ ERRADO!!!
Ha! Sim, eu sou mesmo muito arrogante! Não, não sei. Fale- me!
Deve ser por isso que os livros mais caros são os que menos me convence! Eu tenho um monte desses lixos, calvinistas também!
Continui, você está quase usando a falácia da autoridade!
Não seja previsível, você é ótima quando não é previsível!
ElderNatalRN- Mensagens : 52
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Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
ElderNatalRN escreveu:Cidoka escreveu:ElderNatalRN escreveu:Irmão escreveu:O ser humano sente que tem o livre arbítrio.
O Autor enfatiza o mérito do homem:
"Porque, conforme o Evangelho, muitos são os chamados e poucos os escolhidos [...] A eleição, portanto, não é questão de juízo acidental. É uma distinção feita por intermédio de uma seleção baseada no mérito. Feliz, então, aquele que elege a Deus: bendito em razão dele ser digno da eleição"
Para mim pouco importa se o livre arbítrio existe ou não, acredito que não, no entanto uma certeza eu tenho... NUNCA SENTI LIVRE ARBÍTRIO ALGUM!
Vc tem o direito de sentir?
Ainda, não sinto, NADA!
Eu SENTIA com todas as letras, hoje já não sinto mais.
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
O antônimo de PREDESTINADO é RÉPROBO.
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 43
Localização : Natal RN
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Cidoka, Deus não predestinou ninguém ao inferno.
simao- Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
simao escreveu:Cidoka, Deus não predestinou ninguém ao inferno.
Mas o antônimo existe, RÉPROBO!
Condenado às penas eternas desde sempre, é muito interessante esta palavra, pois este sentido foi dado pela teologia convencional.
ElderNatalRN- Mensagens : 52
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 43
Localização : Natal RN
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
simao escreveu:Cidoka, Deus não predestinou ninguém ao inferno.
Porque vc some desse jeito heim????
Vc é chato mas faz falta!
Quanto a Deus não ter predestinado ninguém ao inferno eu nunca disse o contrário , mas sei que não predestinou ninguém a salvação.
Estamos todos em pé de igualdade , fomos TODOS destituídos , isso é fato!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:ElderNatalRN escreveu:Cidoka escreveu:ElderNatalRN escreveu:Irmão escreveu:O ser humano sente que tem o livre arbítrio.
O Autor enfatiza o mérito do homem:
"Porque, conforme o Evangelho, muitos são os chamados e poucos os escolhidos [...] A eleição, portanto, não é questão de juízo acidental. É uma distinção feita por intermédio de uma seleção baseada no mérito. Feliz, então, aquele que elege a Deus: bendito em razão dele ser digno da eleição"
Para mim pouco importa se o livre arbítrio existe ou não, acredito que não, no entanto uma certeza eu tenho... NUNCA SENTI LIVRE ARBÍTRIO ALGUM!
Vc tem o direito de sentir?
Ainda, não sinto, NADA!
Eu SENTIA com todas as letras, hoje já não sinto mais.
Então vc tem o direito de não sentir?
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
ElderNatalRN escreveu:Cidoka escreveu:Naturalmente que vc sabe de todas as coisas, mais do que os pais da igreja e do que os grandes estudiosos.
Perguntinha básica:
Vc sabe de quem é essa argumentação?
Áh vc não quer saber não é mesmo , afinal isso tudo é palha!
Mas eu não estou forçando os textos bíblicos e nem contradizendo fatos, portanto VC ESTÁ ERRADO!!!
Ha! Sim, eu sou mesmo muito arrogante! Não, não sei. Fale- me!
Deve ser por isso que os livros mais caros são os que menos me convence! Eu tenho um monte desses lixos, calvinistas também!
Continui, você está quase usando a falácia da autoridade!
Não seja previsível, você é ótima quando não é previsível!
Vc não tem que ser convencido de nada, só tem que aceitar para doer menos que o verbo empregado se refere ao tempo presente , isso é fato!
Simples assim...
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Direito de que se não sinto?Cidoka escreveu:Irmão escreveu:ElderNatalRN escreveu:Cidoka escreveu:ElderNatalRN escreveu:Irmão escreveu:O ser humano sente que tem o livre arbítrio.
O Autor enfatiza o mérito do homem:
"Porque, conforme o Evangelho, muitos são os chamados e poucos os escolhidos [...] A eleição, portanto, não é questão de juízo acidental. É uma distinção feita por intermédio de uma seleção baseada no mérito. Feliz, então, aquele que elege a Deus: bendito em razão dele ser digno da eleição"
Para mim pouco importa se o livre arbítrio existe ou não, acredito que não, no entanto uma certeza eu tenho... NUNCA SENTI LIVRE ARBÍTRIO ALGUM!
Vc tem o direito de sentir?
Ainda, não sinto, NADA!
Eu SENTIA com todas as letras, hoje já não sinto mais.
Então vc tem o direito de não sentir?
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Está escamoteando, isso sim é previsível!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Sou humana com tudo que isso acarreta , me alegro, me entristeço, me arrependo e me endureço , me irrito e tenho paciência , iro , choro ...
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Irmão escreveu:Eu também.
E quando faço algo que não é bom e justo, isso não é culpa de Deus, é minha, e tenho que assumir as consequências!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
Arminiano demais prá ser calvinista!
Cidoka- Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra
Re: Predestinação Vs. Livre Arbítrio (salvação pela graça)
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Romanos 14:12
Romanos 14:12
Irmão- Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010
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