Sola Scriptura


Participe do fórum, é rápido e fácil

Sola Scriptura
Sola Scriptura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

+7
Redwan
Paulo Marcos
simao
Irmão
Vivian
Cidoka
Henrique
11 participantes

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Dom Mar 23 2014, 01:21

Cidoka escreveu:Na transfiguração de Jesus, apresentam-se com ele Moisés e Elias. Os três falaram da expiação na cruz, que Jesus logo realizaria em Jerusalém ( Mt 17.1-8; Lc 9.28-36 ). Pedro Tiago e João presenciaram o evento, e reconheceram que Moisés e Elias estavam ali, apesar de terem vivido séculos antes. Não foi uma ilusão ou sonho ou uma parábola, mas um acontecimento histórico, no tempo e no espaço, igual a qualquer outro evento que literalmente aconteceu.

Henrique , eu não debato isso nesse tópico e  também em nenhum outro, pois creio ter aqui um erro tremendo que é amplamente debatido por aqueles que estudam crítica textual bíblica.
Se eu aceito que Moisés está no monte da transfiguração o que eu faço com essa Escritura:


“Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR”. (Dt 34.5)

22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.


Se Cristo é a primícia dos mortos , Moisés não pode estar no  Monte da Transfiguração e  se ele está Jesus não é primícia!!


Olá Cidoka, graça e paz.

Não há problema com estas passagens, nem erro algum.

Moisés e Elias realmente estavam no monte da transfiguração, porém não com o o corpo incorruptível, que nos fala no texto de Coríntios.

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1 Coríntios 15:51-52


Bíblia informa que o único que ressuscitou, com corpo glorificado, deixou o túmulo vazio, e está na glória é o Senhor Jesus, que foi feito “as primícias dos mortos” – veja: “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras… Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.” (I Co 15.4,20). Mas ninguém ressuscitou ainda, além de Jesus – “Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (I Co 15.23).

Outros que foram ressuscitados, morreram novamente, e seus corpos foram sepultados, somente Cristo até agora gozou da ressurreição permanente, e por isso é dito que Ele é “as primícias”.

Por isso lemos:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timóteo 2:5


Espero ter esclarecido, de forma bem simples.
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Dom Mar 23 2014, 01:40


Estou colocando o que diz a Bíblia sobre o assunto, passo a passo, calma ai.

Cidoka escreveu:Onde está escrito q a alma tem esse destino?

Nos três textos que citei, o ladrão na cruz, Lázaro e o rico, e no monte da transfiguração.

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:46


Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Irmão Dom Mar 23 2014, 10:26

Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Não dá para concluir pelos contextos?

Contexto de quais  textos?
Cita só um ...

Quais falam da alma?

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Dom Mar 23 2014, 15:04

Henrique escreveu:
Estou colocando o que diz a Bíblia sobre o assunto, passo a passo, calma ai.

Cidoka escreveu:Onde está escrito q a alma tem esse destino?

Nos três textos que citei, o ladrão na cruz, Lázaro e o rico, e no monte da transfiguração.

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:46



Em que momento irão estes para o tormento eterno ... um segundo depois da morte?
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Dom Mar 23 2014, 15:05

Irmão escreveu:
Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Não dá para concluir pelos contextos?

Contexto de quais  textos?
Cita só um ...

Quais falam da alma?

Num sei, cita prá gente ver ...
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Dom Mar 23 2014, 15:21


O ladrão foi ao paraíso quando?

O rico e Lazaro tiveram seus destinos, assim como o ladrão arrependido logo após a morte.

Falam da alma, pois o corpo 'foi sepultado'.

Vamos ver com mais detalhes no restante do estudo. Estou a pesquisar escrever novamente. Calma ai.

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Dom Mar 23 2014, 19:05

Henrique escreveu:
O ladrão foi ao paraíso quando?

O rico e Lazaro tiveram seus destinos, assim como o ladrão arrependido logo após a morte.

Falam da alma, pois o corpo 'foi sepultado'.

Vamos ver com mais detalhes no restante do estudo. Estou a pesquisar escrever novamente. Calma ai.


Ainda tenho o rico e Lázaro como parábola , pois segundo Paulo eles deveriam estar dormindo e deveriam voltar a consciência só na volta do Senhor, ou não?
Senão for uma parábola Paulo está errado , ou não?

Quanto ao ladrão prá mim é uma exceção, e mesmo assim não sabemos se lá esteve/á consciente, ou sabemos?


(Henrique , não vou debater com vc a presença de Moisés no monte da transfiguração , desculpa!)
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Redwan Seg Mar 24 2014, 09:48

Cidoka escreveu:
Henrique escreveu:
O ladrão foi ao paraíso quando?

O rico e Lazaro tiveram seus destinos, assim como o ladrão arrependido logo após a morte.

Falam da alma, pois o corpo 'foi sepultado'.

Vamos ver com mais detalhes no restante do estudo. Estou a pesquisar escrever novamente. Calma ai.


Ainda tenho o rico e Lázaro como parábola , pois segundo Paulo eles deveriam estar dormindo e deveriam voltar a consciência só na volta do Senhor, ou não?
Senão for uma parábola Paulo está errado , ou não?

Quanto ao ladrão prá mim é uma exceção, e mesmo assim não sabemos se lá esteve/á consciente, ou sabemos?


(Henrique , não vou debater com vc a presença de Moisés no monte da transfiguração , desculpa!)
O rico e Lázaro é uma parabola ou Paulo estaria errado como vc mesmo afirmou Cidoca(I Ts 4:14-17). Quanto ao ladrão, algumas vertentes indicam erro de acentuação na tradução. "te digo, hoje estarás comigo no paraíso"...
“te digo hoje, estarás comigo no paraíso”Essa em negrito seria a frase com maior coerência, até mesmo pq Cristo afirmou que ainda não subira para o Pai após a crucificação (Jo 20:17).
Redwan
Redwan

Mensagens : 1478
Data de inscrição : 09/10/2010
Idade : 53
Localização : BH/MG

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Irmão Seg Mar 24 2014, 10:47

Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:
Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Não dá para concluir pelos contextos?

Contexto de quais  textos?
Cita só um ...

Quais falam da alma?

Num sei, cita prá gente ver ...

São mais ou menos 180 versos, porém dos que tenho de memória nenhum fala do destino da alma.

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Seg Mar 24 2014, 15:10

Redwan escreveu:
Cidoka escreveu:
Henrique escreveu:
O ladrão foi ao paraíso quando?

O rico e Lazaro tiveram seus destinos, assim como o ladrão arrependido logo após a morte.

Falam da alma, pois o corpo 'foi sepultado'.

Vamos ver com mais detalhes no restante do estudo. Estou a pesquisar escrever novamente. Calma ai.


Ainda tenho o rico e Lázaro como parábola , pois segundo Paulo eles deveriam estar dormindo e deveriam voltar a consciência só na volta do Senhor, ou não?
Senão for uma parábola Paulo está errado , ou não?

Quanto ao ladrão prá mim é uma exceção, e mesmo assim não sabemos se lá esteve/á consciente, ou sabemos?


(Henrique , não vou debater com vc a presença de Moisés no monte da transfiguração , desculpa!)
O rico e Lázaro é uma parabola ou Paulo estaria errado como vc mesmo afirmou Cidoca(I Ts 4:14-17). Quanto ao ladrão, algumas vertentes indicam erro de acentuação na tradução. "te digo, hoje estarás comigo no paraíso"...
“te digo hoje, estarás comigo no paraíso”Essa em negrito seria a frase com maior coerência, até mesmo pq Cristo afirmou que ainda não subira para o Pai após a crucificação (Jo 20:17).

É, sabemos que não tinha pontuação e que elas só surgiram nas traduções!
Mas a questão é essa mesmo Wander, se Lázaro e o rico for literal, teremos aqui um grande erro de ensino por parte de Paulo, do mesmo jeito que se Moisés estava no monte da transfiguração Jesus não é o primogênito da ressurreição!
E agora né? 
A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 2780714331 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Seg Mar 24 2014, 15:12

Irmão escreveu:
Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:
Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Não dá para concluir pelos contextos?

Contexto de quais  textos?
Cita só um ...

Quais falam da alma?

Num sei, cita prá gente ver ...

São  mais ou menos 180 versos, porém dos que tenho de memória nenhum fala do destino da alma.

Eu também até hoje nunca encontrei um , mas a gente continua procurando ... A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 719110668 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Irmão Seg Mar 24 2014, 15:55

Talvez então o contexto de outros textos?

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por simao Seg Mar 24 2014, 20:09

Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. Lucas 12:5
simao
simao

Mensagens : 1323
Data de inscrição : 02/01/2011
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Ter Mar 25 2014, 00:36

continuando...

Jesus declarou:
Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25


A tradução aqui é literal, o subjuntivo junto com o futuro dá o sentido de ‘’apesar de morrer continuará vivo’’. No versículo seguinte Jesus afirma isto com uma declaração mais forte ainda:

e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
João 11:26


Este versículo pode ser entendido assim: ‘’quem crê em mim jamais morrerá’’. Assim, a morte física não é algo que impeça a vida eterna do crente junto com Jesus.

Paulo em consonância com o ensino de Jesus deixou claro que nada, nem mesmo a morte, pode separar o cristão do amor de Deus em Cristo Jesus. Ora se o cristão não estiver em Sua presença, estará separado do seu amor.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38-39


Os crentes em Jesus, então, passarão pela morte física e entrarão na presença do Senhor. Paulo confiava tanto na veracidade disso, que tinha o desejo de partir o desejo de partir desta vida e estar com Cristo.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;
Filipenses 1:21-23


Ele cria que no momento que saísse da vida terrestre, estaria no paraíso, conscientemente na presença do Senhor.

Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor
{porque andamos por fé, e não por vista};
temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor.
Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.
2 Coríntios 5:6-9


Paulo também nos diz do castigo eterno que ímpios viverão. Os que praticam as obras da carne ‘’não herdarão o reino de Deus’’, mas serão banidos da presença do Senhor.

Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:17-21


‘’praticam não herdarão o reino de Deus.’’
Os impenitentes são impedidos de entrar no reino espiritual das pessoas redimidas sobre as quais Cristo governa agora. Eles serão excluídos do reino milenar e do eterno estado de benção que se seguirá a ele.

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus
Efésios 5:5

e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,
e tomar vingança dos que não conhecem a Deus  e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;
2 Tessalonicenses 1:7-8


O estado intermediário

A doutrina do estado intermediário refere-se a condição dos homens entre a morte ea ressurreição.

E a respeito dessa questão, a Bíblia afirma que as pessoas não dormem, mas permanecem conscientes e vivas.  O relato do rico e de Lázaro é um bom exemplo, mas há outros versículos que também comprovam esta doutrina.

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu,
se é que, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu como penhor o Espírito.
Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos presentes no corpo, estamos ausentes do Senhor
{porque andamos por fé, e não por vista};
temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor.
2 Coríntios 5:1-8


Em 1 Ts 4.14, a palavra ‘’dormir’’ é usada de maneira figurada para falar dos mortos. Jesus trará consigo quando ele vier.

Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
1 Tessalonicenses 4:14


Isso quer dizer que agora, eles estão no céu com Ele, conforme Fl 1.23, que diz que ao sair da terra o crente estará com Jesus. Outros dois textos relevantes são:

Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
Apocalipse 6:9

Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20:4


Temos aqui uma referencia clara a mártires assassinados, e que já desfrutam da benção de estar diante de Deus, antes da ressurreição final.

Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.
Romanos 14:8


É preciso notar que um completo entendimento desta doutrina, há de se entender a doutrina da ressurreição do corpo. Este pode ser outro assunto a ser estudado.

Por hora, creio que estas passagens são claras para dissipar dúvidas que, assim como  Paulo escreveu, estaremos com o Senhor quando morrermos.
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Ter Mar 25 2014, 00:38

Irmão escreveu:Talvez então o contexto de outros textos?


Que outros textos?
Cita!  A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 2532170203
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Ter Mar 25 2014, 00:41

simao escreveu:Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. Lucas 12:5

Num boia não Simão!
A pergunta é:


QUAL O DESTINO DA ALMA?
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Ter Mar 25 2014, 00:57

Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
Apocalipse 6:9


Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20:4


Tenta focar Henrique, tem dó!A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 651879368 
Essa Escritura é clara no que diz , essas almas são diferenciadas, esses foram mortos DEGOLADOS por amor a Jesus e a palavra de Deus.
Então esquece essas!

Porém pelos textos que vc vem postando posso deduzir que vc crê que assim que morremos entramos de imediato para a presença do Senhor?

E outra perguntinha, se o corpo volta ao pó, o espírito volta a Deus que o criou , nada disso diz prá onde foi alma.
Afinal Henrique qual o destino dela?
 A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 2780714331 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Irmão Ter Mar 25 2014, 09:45

Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Talvez então o contexto de outros textos?


Que outros textos?
Cita!  A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 2532170203
Teria algum especificamente que te deixa incerta?

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Ter Mar 25 2014, 13:34

Irmão escreveu:
Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Talvez então o contexto de outros textos?


Que outros textos?
Cita!  A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 2532170203
Teria algum especificamente que te deixa incerta?

Irmão a bíblia é uma caixinha de surpresas e a qualquer momento pode aparecer alguma coisa, porém como eu disse antes , em 10 anos de fóruns , NINGUÉM trouxe uma resposta satisfatória.
Conclusões humanas sempre tem , mas quando a gente pergunta  de que texto(s) se tirou essa conclusão o que se ouve é:

Cri ...cri...cri ...

Eu tenho um pensamento sobre isso, mas ele passa pela tradução do original da palavra alma , nada tem consistência , mas foi o mais longe que consegui chegar quanto a esse assunto!
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Irmão Ter Mar 25 2014, 21:42

Qual é a tradução e qual o seu pensamento sobre isso?

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Ter Mar 25 2014, 21:43

Olá, graça e paz. Vejamos alguns comentários.

Cidoka escreveu:Caso sua resposta seja sim, então vc defende a inconsciência e mortalidade da alma , se sua resposta for não vc defende a consciência e imortalidade da alma (como na parábola do rico e Lázaro (Lucas 16) e como no caso das almas que estão debaixo do altar de Deus e clamam e têm até um diálogo com Deus em Apocalípse 6:

9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Escolhe a corrente teológica que vc vai defender e aí as coisas ficam mais fáceis e diretas.

Cidoka aqui afirmas que a parábola, já que a considera assim, do rico e de Lázaro ensinam a imortalidade da alma, pois mesmo que a considere uma parábola ela ensina algo, assim como as outras, da mesma maneira o texto de Ap nos diz sobre as almas que estão na presença de Deus.

Cidaka escreveu:Ainda tenho o rico e Lázaro como parábola , pois segundo Paulo eles deveriam estar dormindo e deveriam voltar a consciência só na volta do Senhor, ou não?
Senão for uma parábola Paulo está errado , ou não?

Quanto ao ladrão prá mim é uma exceção, e mesmo assim não sabemos se lá esteve/á consciente, ou sabemos?

Porque segundo Paulo deveriam estar dormindo? Paulo nos diz o contrário. Mesmo uma  parábola de Jesus sempre ensina uma verdade.
Se consideras o fato do ladrão na cruz uma exceção, deve ter um motivo para isto, e certamente não há razão para se pensar que o ladrão estaria inconsciente, pois de que adianta estar no paraíso se estiver dormindo ou inconsciente.
Então qual seria seu argumento bíblico?

Cidoka escreveu:Mas a questão é essa mesmo Wander, se Lázaro e o rico for literal, teremos aqui um grande erro de ensino por parte de Paulo, do mesmo jeito que se Moisés estava no monte da transfiguração Jesus não é o primogênito da ressurreição!

Esta questão de Jesus ser o primogênito já expliquei, será que leu?

Cidoka escreveu:Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
Apocalipse 6:9

Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Apocalipse 20:4

Tenta focar Henrique, tem dó!
Essa Escritura é clara no que diz , essas almas são diferenciadas, esses foram mortos DEGOLADOS por amor a Jesus e a palavra de Deus.
Então esquece essas!

Porém pelos textos que vc vem postando posso deduzir que vc crê que assim que morremos entramos de imediato para a presença do Senhor?

E outra perguntinha, se o corpo volta ao pó, o espírito volta a Deus que o criou , nada disso diz prá onde foi alma.
Afinal Henrique qual o destino dela?

Cidoka, aqui entra em contradição com o que escreveu no início.
Mas o texto de Ap 6 não fala dos que foram degolados e sim de todos os Cristãos de todas as épocas que morreram e ainda morrem pelo evangelho, como esclarece o versículo:

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Apocalipse 6:11


Assim não há motivo para restringir estas almas.
Sim, acredito que a Bíblia claramente nos diz que estaremos com o Senhor. Como pode ver nos textos que foram citados.
Quanto ao espírito e alma, acredito que o homem é um ser dicotômico, tem uma parte material, corpo, e uma imaterial, espírito/alma.

Fique na paz.
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Ter Mar 25 2014, 22:15


Redwam escreveu:O rico e Lázaro é uma parabola ou Paulo estaria errado como vc mesmo afirmou Cidoca(I Ts 4:14-17). Quanto ao ladrão, algumas vertentes indicam erro de acentuação na tradução. "te digo, hoje estarás comigo no paraíso"...
“te digo hoje, estarás comigo no paraíso”Essa em negrito seria a frase com maior coerência, até mesmo pq Cristo afirmou que ainda não subira para o Pai após a crucificação (Jo 20:17).

Redwam, pode explicar onde neste texto Paulo estaria errado? Ou qualquer outro.

Quanto a este versículo;

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

Além de ser uma redundância este tipo de colocação não se encontra respaldo na Bíblia para tal tradução, basta ver as muitas vezes que Jesus falou ''em verdade de digo''. Veja quantos exemplos temos.

a) Mateus: 5:18, 26; 6:2, 5, 16; 8:10; 10:15, 23; 11:11; 13:17; 18:13, 18; 21:31; 23:36; 24:47; 25:12, 40, 45.
b) Marcos: 3:28; 8:12; 9:1, 41; 10:15, 29; 11:23; 12:43; 13:30; 14:9, 18, 25, 30.
c) Lucas: 4:24-25; 12:37; 23:43.
d) João: 1:51; 3:3, 5, 11; 5:19, 24-25; 6:26, 32, 47, 53; 8:34, 51, 58; 10:1, 7; 12:24; 13:16, 20-21, 38; 14:12; 16:20, 23; 21:18.


Em todas as ocorrências desta expressão (em verdade te digo) nos evangelhos Jesus nunca diz: “Em verdade te digo hoje”, Ele sempre diz: “Em verdade te digo” e o que vem depois é sempre o complemento. Assim, Lc. 23:43 deve ser: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”. Se Jesus sempre falava de uma maneira, porque Ele iria mudar só aqui em Lucas colocando uma palavra “hoje” fora de lugar, falando de um jeito que se mudar a pontuação a frase fica sem sentido?

Não posso mudar a pontuação de um versículo para que ele se encaixe na minha doutrina. A pontuação de Lc. 23:43 não foi colocada ao acaso, ela foi posta observando como Jesus usava a expressão: “Em verdade te digo”, e Ele sempre usava a mesma de uma só forma, portanto, a palavra “hoje” não faz parte da primeira sentença, mas da segunda.

O hoje não é o dia em que Jesus está falando, pois o ladrão sabia que Jesus estava falando naquele dia, não precisava Jesus dizer. O hoje se refere ao dia no qual o ladrão estaria no paraíso com Jesus. Assim, naquele dia os corpos dos dois foram para a sepultura, mas seus espíritos/almas para o paraíso.


Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Ter Mar 25 2014, 22:44

Então crê que espírito e alma é a mesma coisa?
Não é o que pensava Paulo:



E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
l Tessalonicenses 5.23


Discorda dele?

Veja o que disse Lucas :


E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lucas capítulo 1)

E é lógico que Maria tinha um corpo , vc também não concorda com Maria, narrada por Lucas?


Também não concorda com o escritor aos Hebreus?

12. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus capítulo 4)


Juntas e medulas = parte física = corpo


E eu poderia citar muitos outros textos que deixam isso claro o que fazer com tudo isso Henrique , ignorar para defender uma linha teológica?  A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 723429435 



Última edição por Cidoka em Ter Mar 25 2014, 23:34, editado 1 vez(es)
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Ter Mar 25 2014, 23:19

Cidoka escreveu:Então crê que espírito e alma é a mesma coisa?
Não é o que pensava Paulo:



E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
l Tessalonicenses 5.23


Discorda dele?

Já expliquei sobre isto, não leu?
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Ter Mar 25 2014, 23:42

Henrique escreveu:
Cidoka escreveu:Então crê que espírito e alma é a mesma coisa?
Não é o que pensava Paulo:



E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
l Tessalonicenses 5.23


Discorda dele?

Já expliquei sobre isto, não leu?

Não percebi onde , vc pode repetir por favor?
O que eu entendi é que vc disse que acrdita que o homem é dicotômico e que alma e espírito é a mesma coisa. Boiei???? Onde?
Veja o que vc disse:


Quanto ao espírito e alma, acredito que o homem é um ser dicotômico, tem uma parte material, corpo, e uma imaterial, espírito/alma.

Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Ter Mar 25 2014, 23:48


Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?
Mensagem por Henrique em Qua Mar 19, 2014 9:55 pm

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Qua Mar 26 2014, 00:28


E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
l Tessalonicenses 5.23


Deus vos... santifique
Paulo reconhece que não é possível ser santificado em todas essas maneiras com a força humana ( 1 Co 2.4-5; Ef 3.20-21; Cl 1.29 ). Somente o 'próprio' Deus ( Rm 15.33; 16.20; Fp 4.9; Hb 13.20 para referencias a Deus como 'paz' ) pode separar-nos do pecado para a santidade ''em tudo''.

espírito, alma e corpo
Essa referencia abrangente torna a expressão ''em tudo'' mais enfática. Paulo não estava indicando que a parte imaterial do homem podia ser dividida em duas substâncias.
As palavras são empregadas como sinônimas ao longo da escritura ( Hb 6.19; 10.39; 1Pd 2.11; 2Pd 2.8 ).
Não pode haver divisão dessas realidades, em vez disso, elas são usadas como outras passagens usam diversos termos para enfase ( Dt 6.5; Mt 22.37; Mc 12.30; Lc 10.27 ).
Paulo não era um cristão com compaixão humana tripla ( Rm 8.10; 1Co 2.11; 5.3-5; 7.34; 2Co 7.1; Gl 6.18; Cl 2.5; 2Tm 4.22 ) mas sim como duas partes - material e imaterial-.

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Dom Mar 30 2014, 15:00

Pelo amor de Deus Henrique, não adianta postar aqui uma avalanche de textos com citações!
Todo mundo que vem ao fórum está por aqui de passagem, ninguém tem tempo de ficar fazendo buscas de citações.
Veja como eu colo e copio as que eu cito, ajuda aí ...
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Henrique Dom Mar 30 2014, 15:19


Hora bolas, você é quem insiste em textos difíceis.

Não coloquei todos os textos escritos para não ficar muito longo, mas não seja por isso, logo os postarei.

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Cidoka Dom Mar 30 2014, 19:25

Henrique escreveu:
Hora bolas, você é quem insiste em textos difíceis.

Não coloquei todos os textos escritos para não ficar muito longo, mas não seja por isso, logo os postarei.


Euuuu ?????????
Se eu citar até a bíblia da Gretchen ou da Sara Shyva, posto livro, capítulo e versículo e copio e colo!!!
 A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 941412 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma? - Página 2 Empty Re: A MORTE E A ETERNIDADE. Qual o destino da alma?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos