Sola Scriptura


Participe do fórum, é rápido e fácil

Sola Scriptura
Sola Scriptura
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

5 participantes

Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Henrique Sex Mar 28 2014, 19:03


O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Assim como natal, páscoa é época de ativar o mercado com compras de 'ovos de páscoa' entre outras guloseimas.

Mas, de onde vem estes costumes, e podemos participar de tais comemorações?

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Henrique Sex Mar 28 2014, 22:04

Nos dias atuais, páscoa está relacionada ao 'domingo de páscoa' e coelhinho da páscoa, ovos coloridos e caça ao ovo.

Porém a maioria das pessoas pouco sabem sobre o verdadeiro significado da páscoa, e qual a relação da páscoa crista com coelhinhos e ovos da páscoa.

Muitos fazem conexão entre a páscoa e a ressurreição de Jesus.

A Bíblia seixa claro que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, domingo ( Mt 28.1; Mc 16.2,9; Lc 24.1; Jo 20.1,19). A ressurreição de Jesus é um evento digno de ser comemorado ( 1Co 15 ) em um domingo um evento nada tem em comum com outro, melhor dizendo, páscoa não tem nada a ver com ressurreição de Jesus em um domingo.

Páscoa significa passagem e tem origem no termo hebraico Pessach.

A ORIGEM...

Se fôssemos ver a origem da páscoa, isto é, a verdadeira páscoa, que é bíblica, ela se encontra no livro de Êxodo, capítulo 12, onde o Senhor declara uma série de ordenanças ao seu povo, Israel, para ser lembrada à posteridade, e cumprida. Isto é, a páscoa foi instituída por Deus para Israel. E o significado desta festa se encontra no versículo 12, onde se diz o seguinte:

"Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor".

Tem-se aí portanto, o motivo da páscoa: A morte dos primogênitos dos egípcios, e a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípcios. E em outras passagens, são reforçadas o sentido da Páscoa:

"Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. E quando vossos filhos vos perguntarem:
Que quereis dizer com este culto?

Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriram os Egípcios, e livrou as nossas casas." (Êxodo 12:26,27).


O significado da páscoa também é a da libertação do jugo dos egípcios:

"Esta é uma noite que se deve guardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito...".
Êxodo 12:42


Como se vê, o seu significado é bem diverso daquele que o mundo vê: a ressurreição do Senhor Jesus; pois, não existem bases sólidas para tal argumento.


A libertação do povo Hebreu do Egito, e passagem pelo Mar Vermelho deu origem ao termo Pessach.

A páscoa na Bíblia era, comemorada com carne e ervas amargas, nada tem com ovos de páscoa e coelhos. Estes e outros símbolos foram introduzidos pela igreja Católica para tornar o cristianismo mais atraente.

O ovo por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo,
e o coelho de Páscoa, um animal que reproduz em grandes ninhadas, e por representar o nascimento, a vida, tornou-se símbolo da fertilidade.

Isto porque a libertação do povo hebreu coincidiu com o início da primavera na região do Mediterrâneo.

Como resultado, muitos Cristãos defendem fortemente que o dia em que celebramos a ressurreição de Jesus não deve ser conhecido como o "Domingo de Páscoa". Em vez disso, algo como "domingo da Ressurreição" seria muito mais apropriado e bíblico. Para o Cristão, é impensável permitir que a bobagem de ovos e coelhinho de Páscoa sejam o foco do dia, em vez da ressurreição de Jesus.

De todo jeito, sinta-se à vontade para celebrar a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa. A ressurreição de Cristo é algo que deve ser comemorada todos os dias, e não apenas uma vez por ano. Ao mesmo tempo, se optarmos por celebrar o Domingo de Páscoa, não devemos permitir que os jogos e diversão distraiam a nossa atenção do verdadeiro significado desse dia:

o fato de que Jesus ressuscitou dentre os mortos e que a Sua ressurreição mostra que podemos ter a promessa de um lar eterno no céu ao recebê-lO como nosso Salvador.

Aproveite esta comemoração para esclarecer aqueles que ainda não entendem o significado a páscoa e da ressurreição de Jesus, explique que comer ovos de chocolate não é pecado, quando se conhece o verdadeiro significado da páscoa!

Pesquisas em:
http://www.significados.com.br/
http://www.gotquestions.org/
http://www.angelfire.com/

Henrique.
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Sáb Mar 29 2014, 21:52

Eu comemorei, comemoro e sempre enquanto existir comemorarei.

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Henrique Sáb Mar 29 2014, 23:27

Irmão escreveu:Eu comemorei, comemoro e sempre enquanto existir comemorarei.

Comemora o que? A páscoa verdadeira, ou do coelhinho e chocolates?

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Dom Mar 30 2014, 10:12

Se você quiser me enviar um ovo de páscoa, uma colomba pascal e um chocotone  eu ficarei imensamente feliz. O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 290971103 Dispenso o coelho.

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Henrique Dom Mar 30 2014, 14:54

Pronto IRMÃO, um kit completo, ovo, colomba, coelhinho, patinho...

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Colomba.jpg2

Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Henrique Dom Mar 30 2014, 15:02

Porém, creio seria melhor dizer que participa deste costume secular de comer ovos de páscoa e colomba, mas não de comemorar a páscoa Cristã, pois neste caso estaria pecando.

Aproveita para falar da verdadeira páscoa a todos quanto for possível.

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
1 Coríntios 5:7
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Dom Mar 30 2014, 19:28

Henrique a pascoa deve ser comemorada na nova aliança?

OBS: Se alguém ver algum coelhinho botando ovos de chocolate, expulsa o trem ruim dele...
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Dom Mar 30 2014, 19:38

Cidoka!  Ultimamente você está  mais a perguntar do que responder.

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Dom Mar 30 2014, 19:44

Henrique escreveu:Porém, creio seria melhor dizer que participa deste costume secular de comer ovos de páscoa e colomba, mas não de comemorar a páscoa Cristã, pois neste caso estaria pecando.

Aproveita para falar da verdadeira páscoa a todos quanto for possível.

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
1 Coríntios 5:7
Quando tinha, sei lá, calculo mais ou menos 8 anos e ouvíamos falar de ovos de páscoa, minha mãe cozinha ovos de galinha e minhas irmãs pintavam a casca com caneta hidrocor. Era só alegria!
Agradeço pelo kit páscoa. O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 969470 

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Henrique Dom Mar 30 2014, 23:04

Cidoka escreveu:Henrique a pascoa deve ser comemorada na nova aliança?

Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.
Lucas 22:20


Este ''novo pacto'' ou ''nova aliança'' ou ''novo testamento'' substitui o antigo que eram ratificadas com sangue de animais.

O sangue da nova aliança é o do próprio Cristo, derramado para remissão de pecados.

Assim, na nova aliança se comemora a ceia do Senhor, não mais a páscoa. Veja que não se fala nas igrejas do NT da celebração da páscoa.

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.
Hebreus 8:6
Henrique
Henrique

Mensagens : 278
Data de inscrição : 18/11/2013
Localização : São Paulo, capital

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Seg Mar 31 2014, 08:38

A ressurreição do Cristo Jesus não é uma páscoa para nós?


Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Seg Mar 31 2014, 14:25

Henrique escreveu:
Cidoka escreveu:Henrique a pascoa deve ser comemorada na nova aliança?

Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.
Lucas 22:20


Este ''novo pacto'' ou ''nova aliança'' ou ''novo testamento'' substitui o antigo que eram ratificadas com sangue de animais.

O sangue da nova aliança é o do próprio Cristo, derramado para remissão de pecados.

Assim, na nova aliança se comemora a ceia do Senhor, não mais a páscoa. Veja que não se fala nas igrejas do NT da celebração da páscoa.

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.
Hebreus 8:6

Uai...então prega as boas novas e não se preocupa, no seu tempo a boa semente germina!!  O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 719110668 
Não é fazendo pessoas te acharem fanático que algo vai mudar , do mesmo modo  continue sendo pregoeiro desse novo pacto em relação ao dízimo também, uma vez que mudando o pacto muda a aliança e aí sim, vc vai atrair olhinhos atentos prá vc, pois  de ser espoliado o povo já anda cansado!
A mesma carta aos Hebreus no capítulo 7 e 8 deixa isso claro, use-a na íntegra!
Deixa o povo comer chocolate!!!
 O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 2532170203
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Seg Mar 31 2014, 14:28

Irmão escreveu:A ressurreição do Cristo Jesus não é uma páscoa para nós?


E eu é que tô perguntando né ?  O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 941412 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Seg Mar 31 2014, 16:02

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 380161 

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Ter Abr 01 2014, 16:07

Irmão escreveu:A ressurreição do Cristo Jesus não é uma páscoa para nós?


Foi através de sua morte e do seu sangue derramado que Jesus estabeleceu a Nova Aliança que mudaria o rumo da história da humanidade, tanto para os judeus quanto para os gentios e eu me pergunto o quanto que os discípulos entenderam disso quando Jesus levantou o cálice e disse isso!

Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Ter Abr 01 2014, 16:50

Não entenderam e não sei no que acreditavam, vide os discípulos a caminho de Emaús.

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Ter Abr 01 2014, 17:02

Irmão escreveu:Não entenderam e não sei no que acreditavam, vide os discípulos a caminho de Emaús.

Num é Irmão?
Eles ficaram muito perdidos até Pentecostes ...
E ainda tem gente que condena Tomé ...
Eu sempre penso neles, eles não conseguiam entender uma parábola, Jesus tinha que muitas vezes explicar, imagina então a complexidade do poder do sangue de Jesus e o fim dos cerimoniais e os sacrifícios e ainda a nova aliança para quem era arraigado naqueles princípios...
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Paulo Marcos Qua Abr 02 2014, 21:22

Socorro!!!!
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Mensagens : 4100
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 63
Localização : Guaruja - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Qua Abr 02 2014, 21:43

Oi O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 19862 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Qui Abr 03 2014, 10:40

Que sucedeu?

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Qui Abr 03 2014, 13:10

Não sei!
Me parece que o PM acha que eles estavam cientes de tudo que estava acontecendo ...
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Qui Abr 03 2014, 14:30

Eu não ia acreditar em nada que aquele homem falava...

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Sex Abr 04 2014, 15:19

Irmão escreveu:Eu não ia acreditar em nada que aquele homem falava...

Eles esperavam pelo Messias e Jesus não tinha o estereótipo esperado.
A dúvida de todos fica clara na voz de João Batista "é este o Messias que havia de vir ou devemos esperar outro?"
Eu gostaria muito de ter visto Jesus , mas essa é minha mentalidade hoje e é derivada do firme fundamento que tenho, talvez se eu estivesse na época dEle não desse crédito... não sei!
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Vivian Sex Abr 04 2014, 15:50

eu já comprei as forminhas e papel pra fazer os ovos pras minhas crias (e pra mim tb, só unzinho)
Vivian
Vivian

Mensagens : 4929
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 42
Localização : Jacarecity-PR

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Sex Abr 04 2014, 16:27

Vivian escreveu:eu já comprei as forminhas e papel pra fazer os ovos pras minhas crias (e pra mim tb, só unzinho)

Deixa as crianças comer , chocolate não é do cão e tenho certeza que vc tem ensinado seus filhos NO caminho! 
O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 597203 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Vivian Sex Abr 04 2014, 16:46

com certeza, eles batem em muito obreiro por aí, kkkkkk
Vivian
Vivian

Mensagens : 4929
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 42
Localização : Jacarecity-PR

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Irmão Ter Abr 08 2014, 14:23

Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Eu não ia acreditar em nada que aquele homem falava...

Eles esperavam pelo Messias  e Jesus não tinha o estereótipo esperado.
A dúvida de todos fica clara na voz de João Batista "é este o Messias que havia de vir ou devemos esperar outro?"
Eu gostaria muito de ter visto Jesus , mas essa é minha mentalidade hoje e é  derivada do firme fundamento que tenho, talvez se eu estivesse na época  dEle  não desse crédito... não sei!

Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?
João 8:22

Embora diziam os judeus, será alguns dos discípulos não pensavam também?

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Cidoka Ter Abr 08 2014, 17:42

Irmão escreveu:
Cidoka escreveu:
Irmão escreveu:Eu não ia acreditar em nada que aquele homem falava...

Eles esperavam pelo Messias  e Jesus não tinha o estereótipo esperado.
A dúvida de todos fica clara na voz de João Batista "é este o Messias que havia de vir ou devemos esperar outro?"
Eu gostaria muito de ter visto Jesus , mas essa é minha mentalidade hoje e é  derivada do firme fundamento que tenho, talvez se eu estivesse na época  dEle  não desse crédito... não sei!

Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?
João 8:22

Embora diziam os judeus, será alguns dos discípulos não pensavam também?

Ainda penso que a ficha deles demorou um pouco a cair, prá mim o divisor de águas foi a descida do Espírito Santo no cenáculo!

João 14:26
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
 O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? 719110668 
Cidoka
Cidoka

Mensagens : 15717
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa? Empty Re: O verdadeiro Cristão pode comemorar a páscoa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos