A Onisciência divina e os desvios da Criação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Onisciência divina e os desvios da Criação

Mensagem por Mineirinho em Sex Jul 08, 2011 1:41 pm

Todos nós, cristãos, sabemos, acreditamos e aceitamos que DEUS é onisciente, ou seja, ele sabe todas as coisas. Sendo assim, antes de criar o mundo e a humanidade, é certo que ELE já sabia que Adão falharia, abrindo a porta para entrada do pecado na criação. E não é só, a Bíblia nos da base para acreditarmos que ELE sabia até mesmo o que estaríamos fazendo nesse exato momento, antes mesmo de existirmos. Mas se ELE sabia que Adão iria pecar, porque ele criou o mundo mesmo assim ou, porque permitiu que Adão pecasse, já que tinha plena comunhão com ele? Que atire a primeira pedra quem nunca fez tais questionamentos, ainda que para si mesmo. Os simplistas, aqueles adeptos das respostas pasteurizadas, ao serem confrontados por tal pergunta, respondem e saem pela tangente: “O propósito de DEUS era testar a fidelidade de Adão.” Entretanto, as Escrituras não dão NENHUMA base para tal afirmação.

Vamos analisar essa afirmação? Vejamos. O bom aluno, é aquele que mesmo sempre conseguindo excelentes resultados em seu processo de aprendizado, não sossega enquanto não tiver o seu diploma carimbado e registrado nas mãos. Mesmo tendo a certeza implícita da aprovação, ele sempre considera a possibilidade de um erro da “máquina do sistema", ou seja, vai que algum professor digita a nota errada, vai que ocorra algum erro de impressão... O que eu quero dizer com isso é que nós, humanos, por mais que tenhamos "certeza" vivemos em dúvidas, porque tudo o que conhecemos é suscetível a falhas. Tudo o que conhecemos pode mudar em um minuto, principalmente hoje em dia, na era tecnológica, onde informações são processadas em um toque. Por isso nos acostumamos com a idéia de testarmos nossas "certezas". É algo do tipo: "Eu já sei... mas não custa nada tirar as dúvidas..." Nós, internautas, por mais “reféns” que sejamos do mundo virtual, NUNCA acreditamos piamente no que nossos olhos nos revelam.

Sim, mas e DEUS? Afirmar que ELE queria testar se Adão iria pecar, não seria o mesmo que submetê-lo a nossas fraquezas? Que igualá-Lo a nós? Isso não soaria como controverso à afirmação de Sua onisciência?
Entretanto, dizer que DEUS não testou Adão, não o mesmo que dizer que ele – Adão – não tinha escolhas. É óbvio que tinha. Em momento algum DEUS interfere nas escolhas que fazemos. Pois bem, uma vez derrubada a teoria do "teste celestial" fica a pergunta que não quer se calar: Por que DEUS criou o mundo, mesmo sabendo no que ele iria se transformar?

Mineirinho

Re: A Onisciência divina e os desvios da Criação

Mensagem por Cidoka em Sex Jul 08, 2011 2:25 pm

(Tiago 1:13) . . .Quando posto à prova, ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém. . .

Cidoka

Mensagem por Mineirinho em Sex Jul 08, 2011 2:33 pm

Cidoka escreveu:
(Tiago 1:13) . . .Quando posto à prova, ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém. . .
Pois é. A tese do "teste divino" está definitivamente esfacelada, ao menos dentro do contexto da proposta do tópico. E aí? Por quais cargas d'água DEUS criou o mundo sabendo que ele iria se transformar nisso que se vê? Seria DEUS "masoquista"?

Mineirinho

Mensagem por Cidoka em Sex Jul 08, 2011 3:15 pm

Quem lê e só lê, póde pensar:

Deus colocou dois peladões no Jardim e no meio uma árvore cheia de frutas maravilhosas e disse: Não comam!

Em outra oportunidade diz: Está vendo meu servo Jó? Shocked

Mas eu tenho uma coisa a falar: Mesmo se ele provasse alguém, ou mesmo se fosse um Deus masoquista, ainda seria meu Deus!
Sabe cadiquê?
Porque mesmo se fosse assim, Ele me amou primeiro e imolou o cordeiro antes da fundação do mundo!
Babem!!!Só porque Ele ME ama!

Cidoka

Mensagem por Mineirinho em Sex Jul 08, 2011 3:30 pm

Cidoka escreveu:Quem lê e só lê, póde pensar:

Deus colocou dois peladões no Jardim e no meio uma árvore cheia de frutas maravilhosas e disse: Não comam!

Em outra oportunidade diz: Está vendo meu servo Jó? Shocked

Mas eu tenho uma coisa a falar: Mesmo se ele provasse alguém, ou mesmo se fosse um Deus masoquista, ainda seria meu Deus!
Sabe cadiquê?
Porque mesmo se fosse assim, Ele me amou primeiro e imolou o cordeiro antes da fundação do mundo!
Babem!!!Só porque Ele ME ama!
Desculpe, mas sua resposta - diria um colega ateu - "está com um viés de 'pausterização religiosa'", típico de quem também não tem uma opinião formada sobre o assunto.

Mineirinho

Mensagem por Paulo Marcos em Sex Jul 08, 2011 3:36 pm

Por amor.

Paulo Marcos

Mensagem por Cidoka em Sab Jul 09, 2011 5:01 pm

Por amor prá ele não é resposta PM.

É pasteurização religiosa!

Me ajuda! Tem outra PM?

Cidoka

Mensagem por Mineirinho em Sab Jul 09, 2011 6:27 pm

Cidoka escreveu:Por amor prá ele não é resposta PM.

É pasteurização religiosa!

Me ajuda! Tem outra PM?
Não é que não seja resposta, amada, mas é uma resposta "monossilábica". Eu sempre incentivo meus alunos a pensarem, questionarem, pesquisarem, formarem opiniões... Sei que não são meus alunos, o que estou dizendo é que não me acostumo com essas respostas vagas. É o mesmo quando você pergunta a alguém: o que DEUS significa pra você? E ela responde: Tudo. E se você insisti e pergunta: Tudo o que? Ai não sai mais nada. Isso, na verdade, é uma resposta para quem não tem argumentos mais convincentes. Não posso acreditar que alguém defenda os elementos que sustentam sua fé expressando respostas tão vagas. Desculpe!

Mineirinho

Mensagem por GRAÇA em Seg Jul 11, 2011 2:42 pm

Tudo culminará no reconhecimento a Deus sobre todas as coisas, e que Ele sempre esteve no controle, inclusive quando o homem questiona o porque Deus permitira tais e tais acontecimentos o homem se esquece que no princípio lhe foi dado liberdade para escolher, Deus não impôs nada.
Deus é verdadeiro,e tudo que faz tem um própósito, pois tudo é para que no fim todo joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é Deus, ou seja, todos, inclusive os não salvos por sua própria decisão,não por decisão de Deus.

GRAÇA

Mensagem por Paulo Marcos em Ter Jul 12, 2011 10:16 am

A obra de Deus se resume ao amor dEle pelos resgatados. Se tentarmos esmiuçar isto creio que só chegaremos a dois pontos:

1 - heresias.

2 - discórdias.

Paulo Marcos

Mensagem por Irmão em Qui Jul 14, 2011 10:30 am

Mineirinho escreveu:

Todos nós, cristãos, sabemos, acreditamos e aceitamos que DEUS é onisciente, ou seja, ele sabe todas as coisas. Sendo assim, antes de criar o mundo e a humanidade, ..... fica a pergunta que não quer se calar: Por que DEUS criou o mundo, mesmo sabendo no que ele iria se transformar?

EU NÃO SEI.

Irmão

Mensagem por Cidoka em Qui Jul 14, 2011 12:39 pm

Irmão escreveu:
Mineirinho escreveu:

Todos nós, cristãos, sabemos, acreditamos e aceitamos que DEUS é onisciente, ou seja, ele sabe todas as coisas. Sendo assim, antes de criar o mundo e a humanidade, ..... fica a pergunta que não quer se calar: Por que DEUS criou o mundo, mesmo sabendo no que ele iria se transformar?

EU NÃO SEI.

Mais monossílabos: Deuteronômio 29.29

Cidoka

Mensagem por Vivian em Qui Jul 14, 2011 12:46 pm

idem ao irmão

Vivian

Mensagem por Cidoka em Qui Jul 14, 2011 12:50 pm

Vivi mó fia...é vonssuncê memo?

Cidoka

Mensagem por Irmão em Qui Jul 14, 2011 3:08 pm

Eu só sei que crer em Deus na abundância é fácil, prazeroso... Mas é no fogo que se prova o ouro.

Irmão

Mensagem por simao em Qui Jul 14, 2011 6:31 pm

Mineirinho escreveu:

Pois bem, uma vez derrubada a teoria do "teste celestial" fica a pergunta que não quer se calar: Por que DEUS criou o mundo, mesmo sabendo no que ele iria se transformar?

Deus criou o mundo não pensando nisso. Porque afinal de contas, ele, o mundo não permanecerá esse caos. Ele será completamente restaurado. Lembre-se, o diabo não venceu.

simao

Mensagem por Cidoka em Ter Ago 02, 2011 5:00 pm

Irmão escreveu:Eu só sei que crer em Deus na abundância é fácil, prazeroso... Mas é no fogo que se prova o ouro.

Irmão...eu não tenho vocação prá martir!
Q q isso meu fio!
Mas...o que vier, sendo de Deus é bem vindo!

Cidoka

Mensagem por simao em Ter Ago 02, 2011 5:12 pm

http://youtu.be/OrluJLmpxdw

Ouçam a verdade.

simao

Mensagem por Laudinei em Ter Ago 02, 2011 10:30 pm

Deus quis criar o homem livre, mesmo sabendo que este homem pecaria, e amou este homem que livremente pecou.
Deus quis salvar este homem e se deu por ele.
Deus sabia que eu pecaria mas Deus providenciou a minha salvação.
Fez tudo isso, sabendo que minha eternidade seria ao seu lado.
E nisto se resume este topico.
Que DEus maravilhoso!

Laudinei

Mensagem por Vinicius Couto em Qua Ago 03, 2011 8:24 am

Esse problema é discutido na Teodicéia, um ramo da Teologia que estuda a coexistência de um Deus todo-poderoso de bondade infinita com o mal. De fato, muitas pessoas não conseguem compreender esta situação e tal questionamento remonta as primeiras sociedades. Contudo, aí é que está a beleza do Evangelho, em um Deus perfeito que cria seres angelicais e humanos não como robôs, desprovidos de vontade própria, mas com o livre arbítrio. Deus em sua pré-ciência sabia obviamente da queda tanto de satanás quanto do homem, mas já havia traçado um lindo plano de redenção em Cristo Jesus, o nosso salvador. Somente os pequeninos conseguem entender isso. Dos sábios e entendidos isso foi oculto, não porque Deus quis esconder de pirraça, mas porque esses tais confiam em seus próprios pensamentos e filosofias e lançam mão do verdadeiro conhecimento. Para ilustrar essa situação veja o exemplo a seguir: Imaginemos, então, uma criança, um menino. Esse menino tem uma limitação mental que faz que ele seja somente capaz de se alimentar e cuidar de suas necessidades primárias. O resto de seu dia ele passa deitado em uma cama olhando para o teto, quase como um vegetal. Um médico diz para os pais que uma operação extremamente simples permitirá que ele tenha uma vida normal: ir à escola, fazer amigos, estudar, praticar esportes, se interessar, no futuro, por uma profissão, uma namorada, etc. Com isso, o menino também terá contato com frustrações, derrotas, notas ruins, desilusões amorosas, etc. Submeter esta criança à permanência em uma vida com limitações é tão irracional quanto alegar que Deus não deveria dar ao homem a capacidade de errar. O homem é infinitamente mais precioso sendo capaz de errar e de sofrer as consequências de seus atos do que sendo incapaz de realizar estas decisões que levam também ao sofrimento. Se não há escolha, não há humanidade.

Vinicius Couto

Mensagem por Cidoka em Qua Ago 03, 2011 5:21 pm

Isso rende um tópico que nunca foi debatido aqui:

Livre arbítrio x Predestinação!

Cidoka

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: