Sola Scriptura

Casamento e Família no Mundo Moderno – a Vontade de Deus vs. a Vontade do Homem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Casamento e Família no Mundo Moderno – a Vontade de Deus vs. a Vontade do Homem

Mensagem por Christiano em Qua Jul 29 2015, 06:44

No mundo moderno, ao que parece, a velocidade alucinante da vida diária não deixa muito tempo para assuntos de família. As taxas de divórcio estão mais altas do que há cem anos. Famílias de pais solteiros são ubíquas e muitas vezes as crianças são as que são deixadas para se defender sozinhas. Isso deixa os pais com pouco ou nenhum controle direto sobre a direção da educação de seus filhos. A responsabilidade às vezes é empurrada para o sistema de educação pública ou para as creches. Muitos dos infortúnios da sociedade civilizada podem ser diretamente atribuídos ao colapso da unidade familiar.

Vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre casamento: “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4-6).

Deus fez os homens e as mulheres para estarem juntos, para se tornarem uma só carne. Uma vez que as pessoas estejam unidas em matrimônio, não deveria haver nada que os separassem (com poucas exceções, especificadas em outros versículos na Bíblia). Cada membro adulto da família tem um papel específico para realizar. O homem deve gerenciar o lar e a mulher deve ajudá-lo a atingir esse comando.

Essa visão mudou desde os tempos bíblicos? Pode apostar que sim. O plano de Deus para homens e mulheres mudou desde os tempos bíblicos? Claro que não. O mundo muda; esse é um dos dons que Deus deu para nós. As mulheres não precisam ficar mais em casa para assar o pão da semana. Não é mais considerado impróprio para as mulheres falarem com os homens em pé de igualdade. O homem não precisa mais sair para os campos e colher para trazer alimentos. A comida é abundante e pode ser conseguida por qualquer pessoa com o mínimo de motivação. As uniões civis agora são tão legítimas quanto os casamentos religiosos aos olhos da lei.

Tudo isso mudou o mandamento dado por Deus de que homens e mulheres devem se unir em casamento? Deus mudou Seu mandamento para “irmos e multiplicarmos”? Deus mudou de ideia sobre a estrutura da unidade familiar? As respostas para essas perguntas é um redundante “não”. Deus mudou Sua visão do que constitui um casamento válido? Há vários versículos na Bíblia que afirmam explicitamente que Deus nunca muda. Então, devemos assumir que o casamento endossado por Deus na Bíblia ainda é endossado por esse mesmo Deus imutável.

Eis onde começa alguma controvérsia nos dias atuais. Que tipo de casamento é endossado e tolerado por Deus? O casamento é designado a ser entre um homem e uma mulher? Deveria ser permitido aos homens se casar com mais de uma mulher? Deveria ser permitido a homens e mulheres se casar com pessoas do mesmo sexo? Deveria ser permitido às mulheres se casar com mais de um homem?

Vamos tentar responder essas perguntas definindo casamento. Vamos assumir que, para um casamento ser reconhecido por Deus e pela igreja e ser considerado legítimo, a cerimônia deva ser realizada por um membro do clero. Isso não mudou desde os tempos de Moisés. Uma união civil se qualifica como casamento? Aos olhos da lei, som. Aos olhos de Deus, infelizmente não. Casamentos (e uniões civis) no mundo moderno são registrados junto ao governo para fins fiscais. Casamentos deveriam ser por amor e pela união perante Deus, não meramente para satisfazer a burocracia de um governo que excedeu sua autoridade. Portanto, seguindo esta lógica, algumas destas questões se tornam mais fáceis. Qualquer casamento realizado por um membro do clero devidamente ordenado será reconhecido por Deus no juízo final: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mateus 18:18).

Essa foi uma promessa de Cristo a seus seguidores. O que quer que a igreja considere ligado estará ligado aos olhos do Pai. Portanto, como igreja de Cristo, cabe a nós determinar se um casamento deveria ser realizado e se esse casamento seria um ato que receberia a aprovação de Deus. Se estivermos realizando obras em nome de Cristo que Ele não aprovaria, então não podemos nos chamar de cristãos.

A seguir, vamos explorar os tipos de casamento que Deus tolera. Todos sabemos que Deus endossou o casamento entre um homem e uma mulher. Isso é mostrado várias vezes na Bíblia. E o casamento entre dois homens? Há vários lugares na Bíblia onde isso é chamado de pecado e até mesmo um versículo que chama isso de abominação. Então devemos considerar que esse tipo de casamento é contra a vontade de Deus. E o casamento entre duas mulheres? Isso não é mencionado em nenhum lugar na Bíblia. Mas, por analogia, se um casamento entre dois homens é tido como pecado, um entre duas mulheres também deve ser.

Isso nos traz ao quarto e quinto tipos de casamento; um homem que se casa com múltiplas mulheres ou uma mulher que se casa com múltiplos homens. O que Deus diz sobre ‘isso? Enquanto Deus especificamente endossa e encoraja muitos homens a se casarem com múltiplas mulheres (há vários exemplos de homens polígamos no Antigo Testamento), não há nenhum lugar na Bíblia onde ele encoraja uma mulher a se casar com vários homens. No entanto, ela diz especificamente que um homem comete adultério se ele se deita com a mulher de outro homem.

A sociedade moderna nos faria acreditar que “qualquer amor é um bom amor“ e isso pode muito bem ser verdade para as uniões civis sem Deus e sem igreja. Mas, de acordo com a Bíblia, há certos tipos de casamentos que podem ser realizados e outros que não podem. Cabe a nós, como cristãos (seguidores de Cristo e, portanto, seguidores de Deus Pai), determinar se o tipo de casamento que estamos contemplando seria aceitável a Deus.

Nada disso deve ser levado a sugerir que não devemos dar entrada na documentação formal perante o estado ou o governo local, pois pessoas casadas legalmente podem ter vários benefícios legais. No entanto, para o casamento ser reconhecido por Deus, um sacerdote deve abençoar a união e só poderemos fazer isso se determinarmos que é um casamento que Deus aprovaria.
avatar
Christiano

Mensagens : 822
Data de inscrição : 05/05/2014
Idade : 41
Localização : Assis, SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casamento e Família no Mundo Moderno – a Vontade de Deus vs. a Vontade do Homem

Mensagem por Irmão em Qua Jul 29 2015, 18:32

A Palavra de Deus está aí, os Pais que a obedecem, que passem para seus filhos e os oriente, que passem para os seus filhos, que também passem para os seus filhos...e seja o que Deus quiser...

Irmão

Mensagens : 4412
Data de inscrição : 03/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casamento e Família no Mundo Moderno – a Vontade de Deus vs. a Vontade do Homem

Mensagem por Cidoka em Qui Jul 30 2015, 00:08

Para todas as perguntas:

“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4-6).

Tudo aí !!!
avatar
Cidoka

Mensagens : 15715
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Planeta Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casamento e Família no Mundo Moderno – a Vontade de Deus vs. a Vontade do Homem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum